Política

CÂMARAS de vereadores baianas realizam workshop em Mata de São João

Presidente da CMS esteve na abertura do evento. Vereadores matenses participaram de sessão ordinária em Salvador
| 26/04/2013 às 20:18
Paulo Câmara faça diramte a abertura do evento
Foto: Antonio Queirós

Uma maior interação entre as casas legislativas da Bahia foi defendida pelo presidente Câmara de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), durante a abertura do I Workshop de Vereadores da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo, na manhã desta sexta-feira, 26, em Mata de São João. O tucano propôs a criação do Colegiado Permanente de Diálogo e Ação Sustentável da Região Metropolitana de Salvador.

Segundo Paulo, o organismo deve ser suprapartidário e reunir representantes do Governo do Estado, prefeituras da Região Metropolitana de Salvador e as suas respectivas câmaras municipais.

A ideia é ter um espaço para “discutir com mais clareza os problemas comuns que envolvem os municípios de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz, municípios que integram a RMS”.

De acordo com o edil, fórum semelhante já foi implantada, com sucesso, em Belo Horizonte: “A sugestão é que, posteriormente, seja criada a Secretaria Estadual de Gestão Metropolitana de Salvador, pasta que ficará encarregada de viabilizar projetos, promover debates e realizar estudos técnicos. Seria uma espécie de Conder Metropolitana. Farei uma indicação ao governador Jaques Wagner neste sentido”.

Transparência

O Workshop contou com a presença de vereadores de todo o estado. “A Câmara de Salvador, uma das primeiras de todo o país, é um local vivo e histórico. Discutir problemas comuns e fazer essa troca de experiências é fundamental para os municípios. Parabenizo Paulo Câmara, também, pela proposta de instituição do voto aberto. Dar transparência à gestão é uma forma de fortalecer a democracia”, disse Alexandre Rossi.

A “importância de priorizar a educação” na gestão de Mata de São João foi ressaltada por Marcelo Oliveira, que também destacou a necessidade do diálogo entre as cidades da RMS e Recôncavo.

Compuseram a mesa, por parte de Mata de São João, o prefeito Marcelo Oliveira, presidente da Câmara Alexandre Rossi, a procuradora municipal Jane Meireles e o consultor-jurídico Wellington Medrado. Compareceram também a procuradora do Ministério Público estadual Rita Tourinho e o presidente da Fundacem, César Montes.

Na quarta-feira, 24, uma comitiva de edis matenses esteve presente na sessão ordinária da CMS. Câmara externou sua satisfação pela visita e convidou Rossi a fazer parte da Mesa Diretora.

O grupo foi também saudado por todos os colegas soteropolitanos, que fizeram questão de registrar o contentamento pela iniciativa. Para Leo Prates (DEM) os visitantes deveriam ocupar a bancada no plenário reservada aos edis.

Integraram a equipe, além do presidente, o vice-presidente Cristiano Magalhães, o primeiro-secretário e o segundo secretário, respectivamente Pastor Sandro e Márcio Oliveira, Tiago de Zezo e Bira da Barraca.