Política

CÂMARA de SSA tem comissão para tratar das pessoas com deficiência

Foram instaladas também a comissão da Copa e a frente em defesa dos animais
| 15/04/2013 às 20:45
Fabíola, Everaldo e Ana Rita: à frente de novos colegiados na CMS
Foto: Limiro Besnosik

Foi oficializada na última quinta-feira, 11, no Diário Oficial do Município, a Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDEF), criada por sugestão da vereadora Fabíola Mansur (PSB). O lançamento oficial do colegiado está marcado para o próximo dia 26, às 9 horas, numa sessão especial, no Plenário Cosme de Farias, com o tema “Nada sobre nós sem nós”, consagrado internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a socialista, o objetivo será construir o diálogo com todas as pessoas e entidades interessadas no tema. Ela lembra ainda a importância da participação e interlocução do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped).

“É a primeira vez que esta Comissão é instalada na Câmara Municipal”, disse Fabíola. “Ela vai tratar das peculiaridades, especificidades da pessoa com deficiência. Desde acessibilidade, onde Salvador está entre as piores cidades do Brasil no que tange a este direito do cidadão, até a gente estar fiscalizando e trabalhando para tentar implantar as políticas públicas que garantam direitos dessa população no município”.

Além de Mansur, na Presidência, integram a nova comissão os edis Léo Prates (DEM, vice-presidente), Aladilce Souza (PCdoB), Tia Eron (PRB), Alberto Braga (PSC), Gilmar Santiago (PT) e Silvio Humberto (PSB).

De olho na Copa

Outro organismo instalado foi a Comissão Especial de acompanhamento da Copa do Mundo, na quarta-feira, 10. Estiveram presentes Everaldo Augusto (PCdoB, presidente), Geraldo Júnior (PTN, vice-presidente), Orlando Palhinha (PP) e Marcel Moraes (PV), também integrantes do grupo.

A consulta popular, a garantia da transparência nas ações e o auxílio ao controle social sobre as políticas e uso de recursos públicos relacionados à Copa, são seus objetivos. Na reunião, no Salão Nobre da CMS, ficou definido um cronograma de encontros, a serem realizados quinzenalmente, sempre na primeira e na terceira quarta-feira de cada mês.

Nas próximas reuniões serão definidos os temas das audiências públicas propostas, a exemplo da situação das obras; investimentos e ações preparatórias; políticas e legado material e imaterial dos eventos. Já em relação às visitas técnicas, estão na lista a Arena Fonte Nova, SETRE, Aeroporto de Salvador, Teatro Castro Alves e projeto Caminho das Fontes, para verificação do andamento das obras de revitalização das fontes do entrono da Arena.

Defesa dos animais

Também foi instalada, na manhã desta segunda-feira, 15,  a Frente Parlamentar de Defesa dos Animais, proposta e presidida por Ana Rita Tavares (PV). “Agora sopra outro vento e com amparo legal”, destacou ela. O presidente da CMS, Paulo Câmara (PSDB), e o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) participaram do ato.

Segundo a verde, a semente em defesa dos animais em Salvador foi plantada na gestão do ex-prefeito Antonio Imbassahy. “Infelizmente, a gestão seguinte (ex-prefeito João Henrique) não deu continuidade”, lamentou.

Autor de leis que defendem o animal no Município de Salvador, como a que proibiu a participação de animais em apresentações circenses e o que criou a Semana de Proteção Animal, Paulo Câmara destacou sua atuação nesta luta ao assumir uma cadeira na Casa. Na época, acolheu as sugestões da colega Ana Rita, que não ocupava uma cadeira na Casa.

O deputado federal Antonio Imbassahy considerou a criação e a instalação da Frente me Defesa dos Animais um avanço em Salvador:“Vejo a proteção dos animais como um movimento. Não podemos ficar de braços cruzados”.

Na visão de Hilton Coelho (PSOL) a defesa dos animais passa, sobretudo, pela preservação do meio ambiente: “Teremos vários desafios e o compromisso nesta causa tem que ser visceral, como tem atuado a vereadora Ana Rita Tavares”. Ele ainda criticou a construção de prédios na Avenida Paralela.