Política

JUAZEIRO: Assembleia confere medalha 2 de Julho a seis personalidades

Veja os homenageados em Juazeiro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/04/2013 às 09:19
Marcelo Nilo confere a medalha 2 de Julho a Jorge Khoury, com Adolfo Viana e Paulo Azi
Foto: MOKA
  A Assembleia Legislativa Itinerante em Juazeiro conferiu a Medalha 2 de Julho a seis personalidades com vida politica em Juazeiro. 

Cícero Felix dos Santo é técnico em agropecuária nascido e criado em Juazeiro. Formado na Escola Agro técnica daquela cidade, se dedica à causa da assistência rural. Iniciou sua militância profissional, logo após a formatura, em 1991, no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). Se notabilizou pelo trabalho desenvolvido para a Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre 2007 e 2011, ondeatuou junto às organizações comunitárias, com visitas, reuniões, cursos, seminários para desenvolver o fortalecimento da atividade agropecuária.

O empresário João Bastos Colaço Dias é um dos pioneiros na fundação da Agrovale, gigante na produção e exportação de frutas no Vale dos São Francisco, da qual é atualmente diretor presidente. Nascido em Recife, Se formou em administração de empresas pela Fundação Getúlioo Vargas, no Rio de Janeiro. Desde cedo atuou colaborou com seus conhecimentos para os negócios da família, como no setor sucroalcooleiro em Pernambuco. Colaço exerceu sua atividade empresarial paralelo à vida pública, ao se eleger deputado federal por três mandatos consecutivos a partir de 1995, pelo estado de Pernambuco..

O engenheiro civil Armando Batista nasceu em Salvador, onde completou sua formação educacional, mas tem seu currículo profissional quase todo vinculado à região de Juazeira. Pela Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale), construiu os projetos pilotos de irrigação em Bebedouro (PE) e Mandacaru (BA). Foi também diretor geral do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Ele também se dedica ao ensino como professor de matemática da antiga Faculdade de Agronomia do Médio São Franscisco (Famesf). Além de seu trabalho como engenheiro, tem colaborado na vida pública de Juazeiro, tendo se lançado candidato a diversos cargos.

Deputado federal com atuação destacada por cinco mandatos,  Jorge Khoury presta atualmente consultoria na área de sustentabilidade. Ele tem sua história de vida intimamente vinculada à de Juazeiro. Foi prefeito da cidade entre os anos de 1983 e 88, tendo assumido a presidência da União Prefeitos da Bahia - atual União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nesta ocasião, trabalhou pelo início da agricultura irrigada no município, consolida o Pólo de Fruticultura e a primeira unidade sucroalcooleira totalmente irrigada do país. 

Pedro Alcântara é chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do governo do estado. Natural de Campo Alegre de Lourdes, Pedro chegou a Juazeiro para estudar no Ginásio de Juazeiro, concluindo o ensino médio no Colégio Estadual Rui Barbosa. Formado em medicina com especialidade em obstetrícia, em 1976, entrou para a vida pública paralelamente à carreira profissional. Foi assim que, em 1977, tornou-se vereador de São Raimundo Nonato (PI) e de Juazeiro, seis anos depois. Chegou à Assembleia Legislativa da Bahia como deputado constituinte em 1987, renovando seu mandato por mais quatro mandatos consecutivos. Nas duas eleições seguintes, ficou na suplência, assumindo vagas em três ocasiões. Destacado articulador da política no Médio São Francisco, foi destaque parlamentar de 2001 da Assembleia, por votação do Comitê de Imprensa.

Isaac Carvalho chegou ao cargo máximo do Executivo municipal de  Juazeiro pelo PCdoB com apenas 36 anos. Reeleito no ano passado, está iniciando seu segundo mandato. Além de atuar na vida pública, tornou-se empresário de sucesso ao promover o desenvolvimento da Juagro, uma das maiores fornecedoras de máquinas agrícolas da região, com filiais em diversas cidades. Desde cedo, acompanhou seu pai nos trabalhos do campo e no mercadinho da família, demonstrando espírito empreendedor. Assumiu a direção da Juagro em 1995, apenas dois após sua fundação, por causa da morte do pai, em acidente de carro.