Política

EUVALDO defende decreto que disciplina carga e descarga em SSA

Segundoi o pepista outras capitais já aplicam o mesmo procedimento em relação ao trânsito
| 08/03/2013 às 19:33
Euvaldo já foi secretário de Transportes e Infraestrutura
Foto: Limiro Besnosik

O vereador Euvaldo Jorge (PP) defendeu nesta sexta-feira, 8, a aplicação do decreto que proíbe caminhões e tratores de trafegar pela cidade de segunda a sábado, entre 6 e 9 horas, e de segunda a sexta-feira, das 17 às 21 horas.

Para reforçar sua opinião, o pepista citou o acidente ocorrido também nesta sexta, quando uma carreta quebrada na Avenida Bonocô, transformou o trânsito num caos. O veículo ficou atravessado na pista e depois foi recolhido ao pátio da Transalvador por estar com pneus careca.

"A cidade parou por causa deste acidente", assinalou Euvaldo, presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos: "O prejuízo é enorme para a economia da cidade e qualidade de vida dos trabalhadores".

Datado de agosto de 2010, o decreto que prevê sanções aos veículos que desobedecerem os horários estabelecidos. "A regra já vigora em outras capitais brasileiras exatamente com o objetivo de melhor ordenar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos de trânsito", explicou o edil. As penalidades previstas no decreto incluem multa e reboque.

Tão logo o decreto entrou em vigor, no entanto, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas da Bahia (Setceb) foi à Justiça. A juíza da 8ª Vara da Fazenda Pública, Bela Mariana Varjão Evangelista, tornou sem efeito a proibição do tráfego de veículos pesados na área urbana da capital baiana. "Compete ao poder público o cumprimento das decisões judiciais, mas neste caso, o debate sobre o assunto precisa ser reaberto urgentemente".