Derrota para o PSB de Lidice da Mata que teve apoio do PT de Rosemberg e do PSD de Otto Alencar
Tasso Franco , da redação em Salvador |
03/03/2013 às 20:32
Zequinha da Mata e Emiliana
Foto: GN
Emiliana de Zequinha da Mata (pp) foi eleita prefeita de Camamu com 48,55% dos votos neste domingo (3). Emiliana entrou na disputa para substituir o irmão, o ex-prefeito Zequinha por duas vezes, que renunciou um dia antes do pleito em outubro, devido problemas na Justiça eleitoral. Luizinho (PSB) ficou em segundo lugar, com 40,87% dos votos.
Noélia Maria teve com 10,58% dos votos, em terceiro lugar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os candidatos da coligação "Por amor à Camamu", bem como o candidato a vice-prefeito do PHS renunciaram às suas candidaturas e não apresentaram substitutos. De acordo com o TRE, 16.837 eleitores compareceram às urnas, o que representa 68,80%. Foram 15.812 votos nominais (93,91%); 321 votos brancos (1,91%) e 704 votos nulos (4,18%).
"A campanha foi boa e eu fui sempre bem recebida por onde passei. Minha primeira ação será fazer a Saúde em Camamu, pois aqui ela não existe", disse, em entrevista após a vitória.
A nova prefeita rejeitou acusações de que tenha comprado votos e alegou que a campanha foi feita "com o amor" dos partidários. O irmão, por sua vez, disse que os cabos eleitorais trabalharam como voluntários e que isto afastaria qualquer possibilidade de haver compra de votos na campanha, que durou um mês. Zequinha da Mata, porém, evitou falar sobre os gastos de campanha e disse que estes ainda serão calculados.
No ano passado, a Justiça rejeitou as candidaturas de Américo José da Silva (PSD) e Ioná Queiroz Nascimento (PT), respectivamente segundo e terceiro colocados na eleição, usando como argumento a Lei da Ficha Limpa. Como a soma dos votos destes candidatos - considerados agora inelegíveis - era de 53%, o pleito foi declarado inválido e uma nova eleição foi marcada. Américo da Silva indicou Noélia Nascimento (PRP) para concorrer em seu nome, enquanto Ioná escolheu Luiz da Luz (PSB) como representante do grupo, apoiado pela senadora Lidice da Mata, Otto Alencar e Rosemberg Pinto.
Emiliana teve o apoio de João Leão e do deputado Carleto.