Política

TV CÂMARA de Salvador será transmitida em sinal aberto ainda em 2013

Presidente Paulo Câmara assinou convênio com o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves
| 28/02/2013 às 20:18
O convênio foi assinado na tarde desta sexta-feira
Foto: J. Batista - Agência Câmara

Até o final deste ano a TV Câmara Salvador passará a ser transmitida em sinal aberto, de acordo com o convênio assinado pelo presidente da CMS, vereador Paulo Câmara (PSDB), na tarde desta quinta-feira, 28, em Brasília, com o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB). O documento formalizou a cooperação técnica para fazer o canal legislativo soteropolitano participar da Rede Legislativa de TV Digital.

Para o tucano, esse é um momento histórico: “Essa é a maior conquista da TV Câmara desde sua criação. O sinal aberto vai proporcionar maior transparência e democratizar a programação da nossa TV, para que a sociedade possa acompanhar cada vez mais as atividades da Casa e a atuação dos vereadores".

A partir de agora, informou, serão levantadas todas as necessidades técnicas para concretizar o projeto. O mesmo termo de colaboração foi firmado com as Assembleias Legislativas do Mato Grosso e Bahia e Câmara Municipal de Cuiabá.

"Nós estamos apostando, mais uma vez, nessa interação que deve existir entre o cidadão e o Poder Legislativo, já que é preciso conhecer mais as ações, aquilo que é votado e o que está sendo discutido em todas essas casas legislativas”, disse Henrique Alves.

A transmissão na capital baiana vai utilizar recursos de multiprogramação e alta definição, permitindo a um mesmo canal (61) ser compartilhado por até quatro emissoras diferentes. Isso significa poder veicular simultaneamente os sinais da TVs Câmara Federal e de Salvador, Senado e Assembleia, em sinal aberto e gratuito.

Estiveram presentes à assinatura do convênio os deputados federais baianos Amauri Teixeira (PT), Alice Portugal (PCdoB), Colbert Martins (PMDB), Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Marcio Marinho (PRB). Além deles, a gerente do Comitê de Implantação da Rede Legislativa da Câmara Federal, Sueli Navarro e Evelin Maciel, o primeiro-secretário da Câmara, Arnando Lessa (PT), o diretor Administrativo da Casa, Beto Fagundes e o assessor chefe de Comunicação, Osvaldo Lyra.