Para a vereadora Cátia Rodrigues (PMN)as blitze da Lei Seca devem ser reforçadas. Por isso, propôs ao prefeito ACM Neto o reforço nesse tipo de operação. “É inadmissível a persistência de motorista que dirige veículo automotor após ingerir bebida alcoólica, comprometendo a própria integridade física e a de outras pessoas”, disse.
Segundo ela, a eficácia da medida foi comprovada em números, “mediante a repressão nos primeiros dias da Lei Seca, reduzindo em 40% os índices oficiais de morte no trânsito em todo o território nacional”. De acordo com a edil, “o objeto em pauta é a vida, patrimônio intangível e sob total proteção do estado”.
Na opinião do Cátia, acidentes de trânsito consomem grande parte dos recursos destinados à saúde, sendo a segunda fonte de despesa do Ministério da Saúde: “As medidas profiláticas redundam em receita e, ao revés, a omissão produz despesa aos cofres do município. De forma prática, as consequências financeiras geram ônus à população soteropolitana, pagadora de impostos”.