Engenheiro elétrico filiado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA),o vereador Leo Prates (DEM) participou, nesta sexta-feira, 22, de reunião para apresentar o Projeto do Código de Incêndio de Salvador. Estiveram presentes também o chefe de gabinete e o assessor parlamentar do Crea-BA, respectivamente Herbert Oliveira e Genivaldo Barbosa.
O edil está trabalhando junto aos colegas Thiago Correia (PTN), Paulo Câmara (PSDB) e Claudio Tinoco (DEM) para regulamentar a prevenção contra incêndio no município. “O projeto contra incêndio de Salvador data do ano de 1979, e precisa ser atualizado. Faremos um amplo debate com a sociedade”, defende Prates.
A fase agora é de debate com a sociedade e visa especificar as normas a serem seguidas nas edificações ou espaços destinados ao uso coletivo. Segundo Herbert Oliveira alguns modernos shoppings centers e conjuntos residenciais de elevado padrão não são adequados para o combate a incêndios: “Em alguns locais o Corpo de Bombeiro não pode agir, pois não tem como manobrar os equipamentos ou ter acesso a determinados pontos”. Leo se comprometeu a inserir no texto um tópico sobre o tema, obrigando as novas construções a facilitar o acesso dos bombeiros.
O diálogo continua com outras entidades ligadas ao assunto. O vereador esteve já se encontrou com os bombeiros e também apresentará o projeto na Escola Politécnica da UFBA. Seu propósito é ampliar o máximo possível as audiências, levando à construção de uma lei a mais completa possível na área.