“Nós firmamos compromisso com um projeto de transparência da gestão da Câmara, do resgate desse poder, da sua autoestima e da sua valorização diante da opinião pública. Não firmamos compromissos por cargos, nós abriremos mão de todos os cargos”, declarou o vereador Arnando Lessa (PT), durante a sessão ordinária da 17ª Legislatura, nesta terça-feira (19.02).
A insatisfação do vereador Lessa, assim como os demais integrantes da bancada de oposição na Câmara Municipal, é consequência do não cumprimento do acordo estabelecido com o presidente da Casa, Paulo Câmara, que garantia ao também petista, Henrique Carballal, a liderança na Comissão de Transporte, Transito e Serviços Municipais.
Em apoio ao colega, Lessa fez questão de ressaltar a necessidade de explicação. “Espero que esta situação, que o acordo e compromisso firmado sejam mantidos pelo presidente. Não sei quais foram as motivações que levaram a essa mudança no processo, mas eu espero, que o jovem e competente presidente, venha esclarecer para todos os verdadeiros motivos dessa mudança”, analisou a situação.
Com experiência na carreira pública, Lessa fez questão de ressaltar as verdadeiras bases que devem reger a política. “Na política vale muito o que se combina , na política vale muito o que se acerta, porque o que é bom pra uns hoje, poderá não ser amanhã. E são esses compromissos primários que estão em discussão”.
Sem o compromisso firmado, a bancada deve discutir coletivamente as conseqüências dessa atitude e até a próxima semana divulgar a posição definida pelo ala, que também recebe o apoio do vereador Carlos Muniz (PTN) e demais vereadores ligados a ele, que mesmo compondo a bancada de governo, garantem entregar seus cargos caso o compromisso não seja cumprido.
COMENTÁRIO DO BJÁ
A oposição estaria querendo colocar chifre em cabeça de cavalo. Primeiro porque não é o presidente que determina a eleição dos presidentes das comissões e, segundo que, desde quando Carballal foi indicado para presidente da Comissão de Transporte, se sabia que ele seria um empecilho. E isso, salvo engano, foi avisado a Lessa.