Política

NOVOS presidentes de comissões da CMS revelam planos de trabalho

Em apenas uma comissão não houve quorum para a escolha do presidente
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 19/02/2013 às 21:42
Kiki preside agora a Comissão de Constituição e Justiça
Foto: LB

Por enquanto, a meta é fazer tudo diferente da legislatura passada: valorizar o legislativo, ouvir mais a população e manter independência em relação ao executivo são as principais ideias diretoras dos novos presidentes das comissões permanentes da Câmara de Salvador, eleitos nesta terça-feira, 19, pela manhã. Em que medida isso acontecerá só o tempo dirá.

Um acordo garantiu o comando do colegiado de Constituição e Justiça e Redação Final para Kiki Bispo (PTN), tendo Tia Eron (PRB) na vice. O nome de Evaldo Brito (PTB) chegou a ser cotado para o cargo, mas como ele já está cuidando da reforma do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município, o tributarista foi conduzido à presidência da Comissão de Reparação.

Kiki já planeja convocar audiências públicas e sessões especiais para discutir os assuntos mais polêmicos como a reforma tributária e projetos de vereadores. Quanto às proposições dos colegas que terminam se revelando inconstitucionais pretende reunir a equipe técnica do colegiado para gerar uma padronização na formulação dos textos.

Orçamento fictício

Claudio Tinoco (DEM), escolhido para presidir o grupo de Finanças, Orçamento e Fiscalização (o vice é Geraldo Jr. – PTN), acredita que a Câmara poderá colaborar para melhorar os instrumentos orçamentários. Segundo ele, de acordo com o executivo, o orçamento 2013 é fictício, pois tem uma receita superestimada e despesas subestimadas: “Queremos contribuir para termos uma Lei Orçamentária Anual realista em 2014, com participação popular”.

Para evitar o verdadeiro diálogo de surdos, estabelecido entre CMS e Palácio Thomé de Souza nos últimos anos, quando o legislativo não conseguia emplacar uma emenda sequer no orçamento municipal, o democrata pretende antecipar o diálogo e vai solicitar audiência com o secretário da Fazenda, na tentativa de equacionar o equilíbrio anunciado.

Nove definidas

As demais comissões cujos comandos foram definidos são as seguintes, com seus respectivos vices. Transporte, Trânsito e Serviços Municipais: Euvaldo Jorge (PP) e Alberto Braga (PSC); Planejamento Urbano e Meio Ambiente: Suíca (PT) e Joceval Rodrigues (PPS); Direitos do Cidadão: Marcell Moraes (PV) e Toinho Carolino (PTN).

Educação, Cultura, Esporte e Lazer: Silvio Humberto (PSB) e Heber Santana (PSC); Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social: J. Carlos Filho (PT) e Fabíola Mansur (PSB); Reparação: Edvaldo Brito (PTB) e Soldado Prisco (PSDB); e Defesa dos Direitos da Mulher: Tia Eron (PRB) e Aladilce (PCdoB).

Por falta de quórum, ficou para outra oportunidade a escolha do presidente e vice do colegiado de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A data da reunião ainda não foi divulgada.