Política

CARNAVAL 2013: vereador elogia criação de novo circuito na Barra

Claudio Tinoco aplaude regulamentação do percurso da quarta-feira do Habeas Copus, na Barra
| 25/01/2013 às 21:06

“A criação do circuito Sérgio Bezerra é a prova de que quem faz o Carnaval é a população de Salvador: um carnaval plural, uma festa democrática de intensa participação de todos os níveis da sociedade brasileira, aberta, livre e sem fronteiras. Parabenizo aos membros do Conselho que tiveram a sensibilidade de regulamentar a vontade do povo”.

A declaração é do vereador Claudio Tinoco (DEM) a respeito da criação do novo percurso anunciado pelo Conselho Municipal do Carnaval (ComCar). A novidade vai regulamentar a festa tradicionalmente realizada na quarta-feira anterior à folia, com bandas de sopro e percussão na Barra.

Segundo o democrata, “o poder público não poderia fechar os olhos para uma festa que já acontece há anos no bairro. Começou com o Habeas Copos e, a cada ano, reúne milhares de pessoas na Barra. São famílias, foliões de todos os tipos atraídos pelas marchinhas e o samba da Bahia”.

Ele lembra que no ano passado, quando era presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), reuniu vários órgãos municipais, além da polícias Militar e Civil, para solicitar o reforço dos serviços e garantir segurança e tranquilidade aos soteropolitanos e turistas.

Para o edil a regulamentação permitirá à Prefeitura elaborar estratégias específicas para não só garantir a realização da festa com harmonia e segurança, mas ajudar na locomoção dos moradores da região. “Entre as regras para o novo circuito, defendo a proibição do uso de trios elétricos; a fixação do desfile das bandas, exclusivamente, pela Avenida Oceânica; e a limitação do número de bandas autorizadas para apresentação, que deverão ser associadas à Acesp (Associação Carnavalesca das Entidades de Sopro e Percussão)”, argumenta.

O novo percurso foi aprovado pelo ComCar na noite da última quinta-feira, 24, e será publicada no Dário Oficial do Município (DOM) nos próximo dias. O nome é uma homenagem ao membro do Conselho de Administração da Associação Carnavalesca das Entidades de Sopro e Percussão e fundador da banda Habeas Copos, que este ano completa 25 anos.