Candidato do PSB diz que máquina governamental foi usada em favor da candidata Maria Quitéria
Tasso Franco , da redação em Salvador |
23/01/2013 às 16:48
Maria Quitéria com prefeito de Conceição do Coité, Assis, do PT, comemora vitória
Foto: BJÁ
Torcidas organizadas, bandinhas carnavalescas, cartazes, uma enorme folhetaria e boa participação de prefeitos na eleição para nova mesa diretora da UPB - União das Prefeituras da Bahia - resultado que será divulgado logo mais às 17h30 min após contagem dos votos. Os dois candidatos a prefeita de Cardeal da Silva e o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, ambos do PSB estão confiantes na vitória.
A eleição se realiza na sede da entidade, no CAB, durante todo o dia desta quinta-feira.
Para o candidato Wilson Cardoso houve uma "interferência vergonhosa de agentes do governo e até prepostos da Desenbahia estiveram aqui pela manhã com o deputado Nelson Pelegrino e o atual presidente da UPB, Luiz Caetano, para fazerem promessas e pressionarem prefeitos em prol da candidatura Quitéria, o que representa uma agressão a autonomia do municipalismo", frisou. Wilson, ainda assim, se diz confiante.
Cardoso comentou ainda para o BJÁ que Caetano transformou a UPB em comitê eleitoral de Quitéria, usou capangas para intimidar as pessoas circularem em determinadas áreas, e ao invés de funcionar como magistrado se portou como cabo-eleitoral. Imagina, por exemplo, se o presidente do TRE comandasse a eleição da Bahia dessa forma. O que Caetano está fazendo é uma imoralidade e nós vamos recorrer à Justiça", confessa Wilson.
Na opinião de Caetano, também em conversa com o BJÁ, o que está havendo por parte do candidato Wilson Cardoso "é choro de perdedor". Segundo Caetano, o clima na UPB é de tranquilidade, os prefeitos responderam bem ao nosso apelo e vamos vencer a eleição" confessou ao BJÁ edntendendo que sua participação politica no processo é natural.
Entende Wilson que Caetano afundou a UPB e 62 prefeitos, o que representa 15% do total, não pagavam a instituição. Como ele não teve independência para comandar a UPB o municipalismo na Bahia se enfraqueceu muito".
Já a candidata Maria Quitéira disse ao BJÁ que importante é que a disputa se encerre logo após a contagem de votos e reine o clima de harmonia. "Somos todos colegas e vamos administrar a UPB para todos". Quitéria não aceita as criticas dos seus adversários de que não terá autonomia para dirigir a UPB.