A implantação de um anel viário, ligando Avenida Suburbana, Calçada e Largo do Tanque será sugerida pelo vereador J. Carlos Filho (PT) à Secretária Municipal de Urbanismo e Transporte, após o recesso da Câmara, através de indicação, para ser incluída no projeto de mobilidade urbana de Salvador.
Segundo ele, “atualmente problemas no sistema de transito ocupa um papel de destaque na vida da população, trazendo prejuízo econômico e social, já que afeta diretamente o dia a dia e a qualidade de vida dos soteropolitanos, naquele trecho, em especial, os moradores do subúrbio ferroviário. Perde-se em média 60 a 90 minutos apenas para passar por um trecho que normalmente se perderia apenas em 10 minutos. A mobilidade deve passar a ser objeto de prioridade das administrações públicas”.
No documento, o edil apresenta como opção utilizar as antigas instalações abandonadas da Rede Ferroviária Leste Brasileiro, na Baixa do Fiscal, para ampliar a pista. De acordo com o petista, a pista existente no local é muito estreita, causando diariamente um grande congestionamento de veículos e trazendo transtornos para a população.
Para o vereador, “o prejuízo econômico e social é incalculável. Em geral, a sociedade toda perde, pois esse fato causa problemas econômicos como a depreciação do veículo, combustível, óleo e impacto negativo no comércio local. Dentre os aspectos sociais, podemos destacar além de tempo perdido, estresse, esgotamento físico e psicológico nas pessoas ali paradas no trânsito.”
Sem falar nas questões ambientais como o barulho devido ao trânsito pesado e emissões adicionais de fumaça na atmosfera. O congestionamento traz ainda riscos à população local, já que um cidadão que necessita chegar ao destino em um horário determinado, precisa adicionar um tempo extra ao tempo previsto para o trajeto e quando isso não é calculado pode influenciá-lo diretamente em atitudes imprudentes, resultando muitas vezes em acidentes no trânsito”, justificou.