Para o novo líder da bancada do governo na Câmara de Salvador, vereador Joceval Rodrigues (PPS), um dos decretos assinados pelo novo administrador soteropolitano em especial é muito bem vindo, aquele que veta a contratação dos “fichas sujas” para a prefeitura.
Joceval é autor do projeto de lei Ficha Limpa Municipal e considera a determinação “um avanço fundamental para o fortalecimento da democracia. Com essa medida, o prefeito ACM Neto demonstra o esforço em estabelecer regras rígidas para a ocupação de cargos ou funções públicas”.
Segundo o edil “esse decreto vem coroar a nossa luta para banir pessoas que atentam contra a moralidade da administração pública, razão pela qual não é admissível que tais pessoas, inaptas a serem eleitas, sejam nomeadas e acabem burlando a Lei Federal continuando a gerir de outra forma a máquina pública. Todo o município ganha com isso”.
O ato emitido por Neto impede a nomeação para cargos de alto escalão e direção de órgãos de pessoa que tenha sido condenada em decisão com trânsito em julgado ou proferida por órgão jurisdicional colegiado, nas hipóteses de atos de improbidade administrativa e crimes como lavagem ou ocultação de bens, hediondos ou praticados por organização criminosa.