Um primeiro dia de trabalho com mais de 30 decretos assinados nas áreas de gestão, orçamento e pessoal, delineando a postura ética e funcional, além das principais metas metas de governo foi anunciado pelo prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto ao receber o cargo de seu antecessor na tarde desta terça-feira, 1º, no Palácio Thomé de Sousa.
Revelou ainda que quinta-feira, 3, já estará nas ruas, cumprindo promessa de campanha, conhecendo de perto os problemas da população para encaminhar soluções. A sua vice, Célia Sacramento, reforçou o discurso, assegurando visitas a todos os bairros que os acolheram durante o processo eleitoral: “Vamos a Massaranduba, Periperi, Cajazeiras, enfim à cidade inteira. Eu sei que a responsabilidade é grande, mas estamos dispostos a trabalhar muito”.
Durante a transmissão de cargo, Neto elogiou a postura correta de João Henrique Carneiro no processo de transição administrativa e solicitou ao governador Paulo Souto que continue a colaborar com sua gestão. Em seu dircurso, o novo alcaide defendeu a modernização da cidade, “mas sem ferir suas tradições”.
Para ele, é necessário “compreender que essa cidade é um patrimônio que tem de ser preservado para as futuras gerações. Mas, ao mesmo tempo, não podemos esquecer que Salvador é uma cidade viva, dinâmica e que não para de se transformar”.
Críticas insensatas
Apesar de agradecer a todas as colaborações recebidas, de funcionários, empresários, políticos e partidos, João Henrique classificou de fora dos limites da sensatez e da razoabilidade algumas críticas a ele direcionadas, capazes até de abalar sua auto estima e “de nossa gente”.
O prefeito disse deixar o posto de cabeça erguida e com sensação de dever cumprido. Enumerou uma série de obras realizada durante seus oito anos de governo, destacando o reajuste salarial acumulado superior a 67% para os servidores municipais, chegando a 128% na saúde e 129% na educação.
Fisiologismo e corrupção
ACM Neto prometeu dedicação total a Salvador: “Tenho exata noção da minha responsabilidade neste momento. Vou trabalhar incansavelmente para cumprir os compromissos que assumi com a população. Sei que não vai ser fácil, mas uma coisa posso garantir a vocês: não tenho medo de desafios. Aliás, tenho convicção de que são os desafios que nos fazem avançar”.
Também garantiu barrar o fisiologismo e a corrupção, com um início de gestão marcada pela austeridade. Espera ser cobrado pelo conjunto do mandato e não pelos primeiros cem dias, seis meses ou um ano: “Mas, reafirmo, em seu tempo, meus compromissos assumidos serão cumpridos”.
Sua ação, adiantou será logo em áreas como saúde e educação: “A primeira grande mudança que desejo implementar na nossa prefeitura é no jeito de governar. Precisamos agir com profundo respeito pelo cidadão”, afirmou, acrescentando que hoje há um sentimento de desamparo dos soteropolitanos que precisa mudar.