Eleição para a Mesa da Câmara será dia 2 de janeiro e Paulo Câmara é o favorito
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/12/2012 às 15:22
Paulo Câmara desponta como favorito à presidência da Câmara
Foto: BJÁ
O vereador Paulo Câmara (PSDB), em terceiro mandato, é o candidato único da base governista à presidência da Câmara de Salvador. A decisão foi tomada neste sábado em reunião dos vereadores com o prefeito eleito, ACM Neto. Não chegou a haver uma disputa no voto secreto entre Câmara e Carlos Muniz, do PTN, uma vez que Muniz retirou seu nome da disputa esperando para uma nova oportunidade, em 2015.
A escolha de Paulo Câmara é a melhor para o prefeito eleito ACM Neto, pois, livra-se de uma possível hegemonia do PTN na sua administração uma vez que já tem o secretário João Carlos Bacelar na sua equipe, vinculado ao atual prefeito João Henrique. Se a candidatura de Muniz ou de Geraldo Jr prosperasse, Neto ficaria refém de Joões, Bacelar e Carneiro.
Paulo Câmara iniciou sua carreira politica em 2004 quando elegeu-se vereador após particvipar da gestão do prefeito Imbassahy como coordenador das ARs - Administrações Regionais, que, na gestão Neto serão chamadas de prefeituras de bairros. Reeleito vereador já no PSDB tem pautado seu mandato em defesa do meio ambiente e de várias comunidades de bairros.
COMENTÁRIO DO BJÁ
Conforme comentamos neste site há cerca de 20 a 30 dias, Paulo Câmara seria o candidato único da base governista à Câmara. Agora, confirma-se a nossa observação.
Na época, dissemos, inclusive, que a oposição não teria força para lançar um candidato capaz de presidir a Casa, salvo se Neto não interferisse no processo e deixasse a base fragmentada.
Daí, naquela época, em função de balões de ensaio do PTN e outros da base, a pré-candidatura de Carballal chegou a ser lançada, em tese, ainda está mantida, mas, não prospera. Se for para o bate chapa perde na eleição e os cargos da mesa. Então, melhor para oposição é negociar, como alías, acontece na Assembleia.
Hoje, na Assembleia, a oposição tem a vice-presidência com Leur Lomanto Jr, mas, na próxima legislatura, ficará com a primeira secretaria. A vice-presidência irá para o PT.