Política

3 PERSONALIDADES da PM recebem medalhas Zumbi dos Palmares

Um major e dois sargentos do Núcleo de Religiões de Matriz Africana (Nafro) recebem a honraria
| 21/12/2012 às 19:34

O major Paulo Sérgio Peixoto e os sargentos Evilásio da Silva e Eurico Alcântara, do Núcleo de Religiões de Matriz Africana (Nafro) da Polícia Militar da Bahia receberam a Medalha Zumbi dos Palmares na manhã desta sexta-feira, 21, em solenidade realizada na Câmara de Salvador. A iniciativa das honrarias foi dos vereadores Gilmar Santiago e Marta Rodrigues, ambos do PT.

Segundo Marta, que presidiu a sessão solene “é preciso respeitar os valores e os costumes das religiões de matriz africana”. Ela traçou o perfil biográfico do sargento Alcântara, destacando a sua atuação na PM e a luta para implantar na corporação o Nafro. A edil sugeriu que Marinha e Aeronáutica implantassem núcleos semelhantes.

Gilmar lamentou a existência de perseguição para quem é adepto do culto afro e destacou as “brilhantes” atuações do major Paulo Sérgio e do sargento Evilásio na valorização da cultura afro. Sobre a sessão conjunta, disse que era uma honra dividir os trabalhos com a colega Marta Rodrigues e que sentirá a sua falta em 2013, assim como da vereadora Vânia Galvão. Ambas não renovaram o mandato.

Não ao preconceito

Os homenageados destacaram o apoio dos familiares e de todos que atuam na PM. Paulo Sérgio (ogã da Casa Branca), Evilásio da Silva (taata kivonda do terreiro Kawizidi Junçara) e Eurico Alcântara (taata do Terreiro Aloya) foram uníssonos ao condenar qualquer tipo de preconceito religioso.

Participaram da sessão solene e compuseram a mesa de trabalho o tenente coronel PM Lázaro Monteiro; o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira; o ex-comandante da PM, Antonio Jorge Santana, a ialorixá Margarida Nayr e Vitalina Balbina, Mameto Inquice do Terreiro Kawizidi Junçara.

A sessão solene teve a apresentação do sargento PM Rainer Kruppe, que entoou o Hino Nacional numa flauta, do Coral da PM, regido pelo subtenente Josué, e saudações em reverência aos caboclos, orixás, inquices e voduns.