Durante o encontro, foram apresentados sete pontos escolhidos como principais pelos organizadores do fórum
Wagner Ferreira , Salvador |
16/12/2012 às 17:48
Waldir Pires, Hilton Coelho, Fabíola Mansur e Ana Rita Tavares durante encontro
Foto: WF
Cinco dos vereadores mais votados em seus partidos reuniram-se, na sexta-feira (14), na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com arquitetos, engenheiros e urbanistas, para discutir ideias de melhoria urbana e paisagística da cidade a partir do próximo ano.
Denominado Projeto Salvador, a reunião aberta contou com a presença da vereadora reeleita Aladilce Souza (PCdoB), e dos vereadores eleitos para o ano de 2013: Ana Rita Tavares (PV); Fabíola Mansur (PSB); Duda Sanches (PSD); Hilton Coelho (Psol) e Waldir Pires (PT).
Durante o encontro, foram apresentados sete pontos escolhidos como principais pelos organizadores do fórum: Legislação Urbanística, Gestão e Desenvolvimento Urbano; Participação Cidadã; Urbanidade e Cidadania: Mobilidade e Espaços Públicos; Cultura e Memória; Meio Ambiente e Paisagem; Expansão Urbana e Espaço Metropolitano; e Valorização da Arquitetura, da Engenharia e do Urbanismo.
Primeira a falar, Aladilce reforçou a importância de fóruns como esse para aprovação de projetos na Câmara. “Nos alegra ver atitudes como esta. É preciso aproximar a universidade das decisões políticas”, pontuou.
ANIMAIS E MAUS TRATOS
Eleita com a bandeira da defesa dos animais, Ana Rita Tavares sugere que o projeto adote em sua plataforma ações de melhorias das condições dos animais de rua da cidade. Segundo a vereadora, a cidade sempre foi alheia à situação dos animais vítimas de maus tratos. “Esse descaso repercute em nossas crianças e adolescentes, que crescem entendendo que é normal maltratar os animais”, alerta Ana Rita.
Fabíola Mansur lembrou a recente reivindicação feita por populares na Câmara para reativação do Aeroclube Plaza Show. Para ela, a manifestação foi orquestrada. “As decisões da casa legislativa municipal não devem ser impostas pelo poder econômico. Devemos votar projetos de interesse público”, disse.
Eleito como o segundo mais votado, com mais de 16 mil votos, Hilton Coelho reafirma a sua condição de oposição ao novo governo municipal e condena o mau aproveitamento dos técnicos lotados na prefeitura, com a transferência da produção de projetos de infraestrutura urbana para a iniciativa privada. “Há uma tática de escantear os nossos profissionais, que são retaliados quando se negam a assinar projetos que venham a ferir o interesse da população”, denuncia.
O debate também contou com a participação do presidente do Instituto dos Arquitetos da Bahia (IAB), Nivaldo Andrade e do antropólogo Ordep Serra, que classificou a atual prefeitura como a pior já conhecida. “O prefeito imagina que o município não é uma cidade e sim um feudo, onde se tomam decisões sem a participação popular”, criticou Serra.
Já Waldir Pires preferiu não entrar em polêmica diante das acusações feitas pelos organizadores do evento à atual prefeitura. O ex-governador preferiu contar a sua trajetória política e revelar porque concorreu à vereança: “esta eleição me fez renovar as forças, me sentir mais vivo”, revelou o politico de 86 anos.