Anúncio do falecimento foi seguido de homenagens na rede
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro |
05/12/2012 às 22:11
Políticos, de todas as regiões do Brasil, usaram o Twitter para comentar a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrida hoje, dia 5, no Rio de Janeiro. Rapidamente o arquiteto estava nos Trending Topics (assuntos mais citados) do Brasil.
O deputado federal Rodrigo Maia, do DEM-RJ, o chamou de "expoente da arquitetura internacional". Já Chico Alencar, do PSOL, afirmou que a obra de Niemeyer "atravessará séculos e sua consciência de que sem os peões elas não existiriam". José Junior, coordenador do grupo Afroreggae se referiu ao arquiteto como "nosso querido" e, pouco antes do anúncio oficial da morte, o jornalista Jorge Bastos Moreno, que assina a coluna "Nhém Nhém Nhém", do jornal O Globo, revelava no Twitter que o estado de Niemeyer era "gravíssimo".
Já o governador Sérgio Cabral usou o Facebook para falar do arquiteto. O político carioca colocou uma foto do Museu de Arte Moderna de Niterói, obra de Niemeyer, com a seguinte legenda: "Um gênio da arquitetura mundial. Doce no trato e firme nas convicções".
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, também usou as redes sociais. Em seu Twitter, escreveu: "O Brasil se despede do grande homem da arquitetura. Niemeyer desenhou o coração do país com as mãos e com a alma".