Política

LOA 2013 tem audiência em escola municipal em Bom Jesus dos Passos

Evento aconteceu na Escola Municipal Antonio Carlos Magalhães
| 03/12/2012 às 19:43
A audiência pública foi realizada numa escola municipal
Foto: Jeremias Silva

O segundo debate sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013 aconteceu no último sábado, 1º, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, na Escola Municipal Antonio Carlos Magalhães, contando com representantes da Siga XVIII (Ilhas).

Os trabalhos foram dirigidos pelo vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Casa. Participara também Marta Rodrigues (PT); a administradora da Siga XVIII, Ana Lessa; a mobilizadora social, Marli Brandão; além de assessores da comissão e de vereadores.

Líderes comunitários e pequenos empreendedores das ilhas apresentaram as demandas mais urgentes de suas comunidades e também puderam conhecer a proposta do Poder Executivo (Projeto de Lei nº 251/12) que estima a receita e fixa a despesa para o ano de 2013 no montante de aproximadamente R$ 4,1 bilhões.

Ana Lessa destacou a importância da reunião na Ilha. Segundo ela, os diversos problemas estruturais das comunidades das ilhas são acompanhados diariamente por sua equipe, mas a capacidade de atendimento não suporta a demanda existente: “Trabalhamos sempre na intenção de diminuir as carências das comunidades e torcemos para que a próxima administração tenha um olhar sensível sobre as ilhas”.

Descaso

Para Marta Rodrigues, vice-presidente da Comissão de Finanças, é fundamental o cidadão acompanhar e cobrar os atos do Poder Executivo: “Devemos exigir e registrar nossas reivindicações, pois assim teremos um histórico favorável quando do planejamento e execução das políticas públicas”.

Sandoval apontou a falta de atenção do Executivo em relação às ilhas e a carência dos serviços públicos essenciais: “Temos a extensão da Baía de Todos os Santos que banha a dimensão continental de nossa cidade, e não existe por parte do Poder Executivo qualquer ação ou projeto de desenvolvimento sustentável que possibilite crescimento econômico, social e de infraestrutura”.

Homenagem

Ao final da audiência, Sandoval e Marta, que não foram reeleitos, emocionaram-se com a homenagem feita por assessores e funcionários da CMS pelos serviços prestados à cidade, bem como, pela convivência com os servidores em seus mandatos. Eles receberam placas de agradecimento pela dedicação, pelo comprometimento e pelo empenho na realização dos trabalhos no Legislativo e nas comissões das quais fazem parte.