Política

Líder do PT diz que só trata da sucessão na Assembleia em dezembro

Líder do PT na Assembleia, Yulo Oiticica, teve encontro com Marcelo Nilo e diz que único avanço foi de que o nome a presidente deve ser "único e da base"
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/11/2012 às 19:27
Yulo Oiticica destaca apenas que o nome deve ser único e da base
Foto: BJÁ
   O deputado Yulo Oiticica, líder do PT na Assembeia Legislativa, confirmou para o BJÁ durante entrevista nesta terça-feira, 20, que teve um encontro hoje com o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) e o deputado Josias Gomes (PT), da bancada federal, para tratar da sucessão da Mesa, período 2013/2014, mas, destacou que "não houve nenhum apoio da bancada estadual à reeleição de Marcelo nem se tomou qualquer decisão que fosse conclusiva".

  Yulo frisou que, na reunião com Marcelo, discutiu-se o contexto geral do projeto Lula/Dilma/Wagner e a importância do segmento desse programa, e "a única posição que fechamos de comum acordo é de que o nome para a presidência da Casa seja único e da base". 

   O que significa dizer, noutras palavras, que tanto o nome pode ser de um petista quanto de outro partido. Não há, portanto, exclusão de ninguém, muito menos de Marcelo, como se chegou a propagar.

  No entendimento de Yulo, o importante é continuar discutindo o processo e só aprofundar esse debate de forma mais conclusiva na segunda quinzena de dezembro próximo. 

  Yulo comentou ainda para o BJÁ que o PT tem nomes preparados para assumir a presidência destacando que, de fato, na reunião da bancada chegou-se a sinalizar os nomes de J. Carlos, Rosemberg Pinto e o seu.

  Perguntado se esses seriam pré-candidatos, Yulo admite que são apenas "nomes preparados para a missão da presidência, embora não tenham sido lançados como candidatos", concluiu.