Política

LAURO: Prefeita desmente interrupção de serviços na saúde pública

Nenhum serviço foi interrompido”, reforça a prefeita. Relatório da Secretaria Municipal de Saúde comprova que o atendimento dos últimos dias manteve a média normal
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/11/2012 às 08:47
Prefeitura mostra médicos trabalhando nos postos de saúde
Foto: João Raimundo

A prefeita Moema Gramacho desmascarou, na noite desta segunda-feira (5), a tentativa de pessoas da oposição de desestabilizar a gestão neste final de mandato. Depois de ouvir em uma emissora de rádio de Salvador a denúncia de que não havia médico de plantão no Pronto Atendimento do Centro, a prefeita foi pessoalmente checar a denúncia e encontrou a unidade funcionando normalmente. “A equipe está completa. A unidade funcionou o dia inteiro. Quem fomenta esse tipo de boato está prestando um desserviço à população”, destacou a prefeita, indignada.

Durante todo o dia, pessoas que não se identificavam ligaram ou enviaram emails para emissoras de rádio e Tvs com falsas denúncias de interrupção de serviços públicos em Lauro de Freitas. “Nenhum serviço foi interrompido”, reforça a prefeita. Relatório da Secretaria Municipal de Saúde comprova que o atendimento dos últimos dias manteve a média normal - no PA do Centro 100 atendimentos diários, entre adulto, pediatria e odonto; no Hospital Municipal Jorge Novis foram atendidas 265 pessoas no feriado, 275 no sábado e 247 no domingo.

Dados do atendimento desta segunda-feira (5) nas policlínicas, onde as consultas são feitas com hora marcada, também contestam as denúncias. Na Carlos Bastos, localizada na Vila Praiana, foram atendidas 48 pessoas nas especialidades de cardiologia, ginecologia e nefrologia; na Clínica de Saúde da Mulher, 57 pacientes fizeram consulta ginecológica, preventivo e clínica médica. Nos três CAPS, Clínica da Criança, Centro de Especialidades Odontológicas e Clínicas da Família só não foram atendidos os pacientes que não compareceram, provavelmente em razão da onda de boatos.

A prefeita Moema alerta a população para as falsas denúncias. “Compareçam às consultas marcadas e procurem a direção das unidades para esclarecer qualquer dúvida”. Segundo ela, até o dia 19, as clínicas e policlínicas funcionarão nos dois turnos. A partir desta data seguem o turnão que já está em vigor nas demais unidades da administração municipal. Nas unidades de pronto atendimento não haverá alteração de horário. O turnão é adotado na Prefeitura pelo quarto ano como medida de economia.