vide
Tasso Franco , da redação em Salvador |
19/10/2012 às 10:30
Debate da Band foi melhor para Neto do que para Pelegrino
Foto: Valter Pontes
O candidato do DEM, ACM Neto, esteve bem melhor do que o candidato do PT, Nelson Pelegrino, no debate promovido pela Band Bahia e que teminou aos 8 minutos desta sexta-feira.
Mais seguro, mais objetivo, focado e com questionamentos firmes e politicos em relação ao petista, especialmente sobre o mensalão e o bolsa familia, Neto deixou Pelegrino sempre na defensiva e o petista não conseguiu se sair dessa camisa de força imposta por seu adversário.
Faltaram a Pelegrino objetividade nas respostas, sempre se desviando do conteúdo e querendo "colar" ACM Neto em JH, quase uma obsessão, e contra-ponto de convencimento no que dizia.
Logo na primeira pergunta, da direção da emissora, enquanto Neto foi na "veia" de Wagner de um "time que está perdendo" e precisa mudar, da Bahia que chegou a ser a "locomotiva do NE" e perdeu essa condição, Pelegrino foi pouco enfático no time vitorioso (Lula/Dilma/Wagner).
Ademais, salvo melhor juizo, Pelegrino se apresentou no debate com o semblante de candidato que não descansou da jornada intensa da campanha, daí que, este fato, pode ter também atrapalhado uma boa performance do candidato.
Até as perguntas feitas por Pelegrino a Neto foram amadorísticas do ponto-de-vista politico, levantando a bola para que o democrata trouxesse ao debate o helicóptero usado pelo governador e a greve dos professores.
Ora, Pelegrino perguntar a Neto sobre educação com a greve dos professores recente aos seus pés, tenha paciência, foi amadorismo. Até o telespectador que estava do outro lado da cena já saberia a resposta do democrata relevando o "desastre" que foi a greve dos professores e os prejuizos para os alunos e a imagem de Wagner.
Isso ensejou que Neto cantarolasse a música que marcou a greve, "você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão" e o petista se desnorteou no contra-argumento.
Pelegrino, portanto, precisa ser melhor preparado para os próximos debates, se apresentar com semblante descansado, e focar os assuntos relacionados a cada pergunta, contra-argumentar à altura.
Praticamente fugiu de todas as perguntas no contra-argumento direto, até mesmo no Bolsa Familia que é a joia da coroa do governo Lula. Nesta pergunta, que poderia ter matado a pau, tervigersou.
Se nos próximos debates ficar desviando o foco para a ligação que diz ser direta entre Neto e JH e se amparar sempre no time de Lula/Dilma/Wagner se dará mal. Todo mundo já sabe que Lula/Dilma/Wagner é Pelegrino. Resta, portanto, ele convencer o eleitoral do seu papel pessoal, de sua atuação como lider da cidade.
Diria que, quando enveredou por esse caminho sai-se melhor. (TF)