Política

2º TURNO: MENSALÕES PT E ARRUDA MARCAM DEBATE NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

veja o que aconteceu neste primeiro debate
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/10/2012 às 15:21
Pelegrino x ACM Neto no debate da Associação Comercial
Foto: Valter Pontes
  Os candidatos ACM Neto e Pelegrino participaram na manhã de hoje (17), do primeiro debate entre os "prefeituráveis" no segundo turno. O encontro aconteceu no prédio da Associação Comercial da Bahia, no Comércio, e foi promovido pela entidade fundada há 201 anos em parceria com o jornal Tribuna da Bahia. 

  ACM Neto e Nelson Pelegrino (PT) não fizeram perguntas entre si, mas puderam comentar as respostas de cada um a indagações feitas por membros da associação e jornalistas da Tribuna.

   A primeira parte do debate foi focada em propostas para as áreas do turismo e mobilidade urbana. No segundo momento, a política foi o tema predileto, e ACM Neto mostrou, com sobras, que é o candidato mais preparado. 

   Diante de um adversário que precisou trocar de microfone duas vezes para se fazer entender e que demonstrou total desatenção ao exigir uma tréplica à qual não tinha direito, Neto apontou as ligações entre o petista e os mensaleiros que estão sendo condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), quando o assunto foi corrupção. 

   "O deputado João Paulo Cunha, condenado pelo Supremo, veio a Salvador prestigiar a posse de Pelegrino na Secretaria de  Justiça e Direitos Humanos. Toda vez que vem à cidade, José Dirceu, apontado pela Procuradoria Geral da República como chefe do maior esquema de corrupção da história do país, faz questão de fazer uma visita e é endeusado e festejado", afirmou ACM Neto, que foi aplaudido quando tocou no tema. 

   MENSALÃO DO DEM

   O candidato do PT relacionou Neto aos escândalos envolvendo o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e o ex-senador Demóstenes Torres, e recebeu de pronto a resposta. "Pelegrino me dá a oportunidade de mostrar aqui a principal diferença entre o Democratas e o PT. Nós expulsamos Arruda e Demóstenes. O PT até hoje celebra aqueles mensaleiros condenados pelo Supremo. Queria saber até se Pelegrino defende a expulsão de Dirceu, José Genoíno e João Paulo Cunha do PT", questionou Neto, que ficou sem resposta.

   Perseguição e tributos 

   Pelegrino também não respondeu quando ACM Neto perguntou se ele achava que, em caso de vitória do democrata, Salvador seria perseguida pelo governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff. Neto também acusou o petista de ser contra a redução da carga tributária, já que votou pela manutenção da CPMF quando o assunto estava em pauta na Câmara.

   A comentar uma pergunta feita pela jornalista Fernanda Chagas a Nelson Pelegrino, sobre se o petista iria dividir a prefeitura entre os partidos que o apóiam, Neto apostou que isso vai acontecer. "O PT fez isso no governo do estado, loteando os cargos. A prefeitura já está toda fatiada também para que o meu adversário tivesse o apoio de tantos partidos. Eu não farei isso. Vou valorizar a meritocracia. Vou governar ao lado dos melhores sem olhar a carteirinha do partido".  


   Candidato defende municipalização do porto de Salvador


   No debate da Associação Comercial da Bahia e jornal Tribuna da Bahia, ACM Neto defendeu a municipalização do porto de Salvador. "Precisamos ampliar a capacidade de carga e investir num moderno terminal para receber turísticas. Isso vai valorizar o comércio e gerar uma nova perspectiva de crescimento para a cidade", afirmou Neto, criticando o governo do estado por não ter investido no porto. "Eles estão há dez anos no governo federal e há seis anos no governo estadual e não fizeram nada do que o candidato deles defende hoje. Por que não fizeram?", questionou. 

  ACM Neto lembrou do abandono do Centro Histórico, que só agora, às vésperas do período eleitoral, recebe o anúncio de um investimento de R$58 milhões por parte do governo estadual, e da greve de 115 dias dos professores. "Ao lado do ex-senador Antonio Carlos Júnior, garantimos R$28 milhões em emendas para o Centro Histórico. Por falta de vontade política e de competência, até hoje o governo do estado não apresentou um projeto para utilizar os recursos". 

  Na área da mobilidade urbana, ACM Neto defendeu a criação de um fórum formado por todos os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador para debater soluções conjuntas para o trânsito e o transporte público. Ele também disse que pretende fazer uma revisão do PDDU, investir no turismo e ajudar o combate e prevenção à violência. 
Nas considerações finais, o democrata revelou que refletiu muito antes de decidir ser candidato a prefeito. "Eu sabia que enfrentaria uma disputa desigual, como aconteceu no primeiro turno. Mesmo assim, Salvador não se deixou levar pela chantagem, medo e os boatos. Vou transformar Salvador na capital das oportunidades".