Política

PTN se fortalece no interior e pode ser legenda para JH em 2014

vide
| 11/10/2012 às 13:26
O Partido Trabalhista Nacional (PTN) foi um dos partidos que mais cresceram nas eleições de 2012 na Bahia. A legenda comandada no estado por João Carlos Bacelar elegeu seis vereadores em Salvador e conquistou seis prefeituras: Conde, Esplanada, Irecê, Nazaré, Senhor do Bonfim e Valença.

Na Câmara Municipal de Salvador, o PTN reelegeu seus três vereadores: Carlos Muniz, o mais votado na capital baiana com 16.959 votos, Alan Castro e Geraldo Junior. O partido também participou da renovação da Câmara, elegendo os novos vereadores Kiki Bispo, Tiago Correia e Toinho Carolino. O resultado duplicou o tamanho da bancada do partido, que agora conta com seis vereadores, sendo a segunda maior da casa, atrás apenas da bancada do PT, com sete.

No interior da Bahia, o crescimento do PTN também foi muito expressivo. O partido, que contava com apenas uma prefeitura, conta agora com seis. A legenda reelegeu o prefeito de Nazaré, Miltinho (8.625 votos, 52,80%), e fez três vereadores na cidade. As novas prefeituras e bancadas do PTN no interior são: Conde, com Marly Madeirol (6.683 votos, 53,68%) e um vereador; Esplanada, com Rodrigo de Dedé (8.743 votos, 49,40%) e um vereador; Irecê, com Luizinho Sobral (16.738 votos, 51,17%) e três vereadores; Senhor do Bonfim, com Dr. Correia (18.353 votos, 48,83%) e um vereador; e Valença, com Jucélia Nascimento (15.076 votos, 36,87%) e um vereador.

O PTN também teve resultados importantes em grandes cidades onde fez coligações, como Feira de Santana, onde fez três vereadores e ajudou a eleger o prefeito José Ronaldo.

Segundo o presidente estadual do partido na Bahia, João Carlos Bacelar, o resultado reflete o trabalho do PTN na capital e no interior. "Reelegemos nossos vereadores em Salvador e dobramos o tamanho da nossa bancada na Câmara Municipal. Também reelegemos o prefeito de Nazaré e elegemos mais cinco prefeitos no interior. Isso mostra que a população da capital e do interior aprova o trabalho do PTN e quer mais. Mostra que o eleitor quer a educação em primeiro lugar em Salvador e em toda a Bahia", afirmou.

COMENTÁRIO DO BJÁ

Nos corredores da Assembleia diz-se que o PTN poderá ser a legenda que dará abrigo ao prefeito JH caso o PP lhe negue a legenda para ser candidato a governador, em 2014.