Depois de se reunir com a presidente Dilma Rousseff, nesta segunda-feira, o vice Michel Temer disse que a coligação PMDB e PT saiu fortalecida das eleições municipais, com o maior número de votos e de prefeituras. Temer defendeu que os dois partidos busquem alianças no segundo turno, mas afirmou que o apoio do PMDB ao petista Fernando Haddad, em São Paulo, não é natural.
- Em São Paulo, eu vou reunir o partido amanhã. Lá eu tenho uma grande unidade e vou reunir os diretórios estadual e municipal para examinar - afirmou Temer.
Perguntado se o apoio a Haddad não seria natural, Temer disse:
- Não. Primeiro ouvir o partido.
Temer disse que o PSB teve o crescimento "louvável", mas destacou o "extraordinário" número de prefeituras e de votos do PMDB e do PT. Para Temer, o resultado das eleições municipais será "muito bom" para o encaminhamento da sucessão da presidente.
- Fizemos uma análise geral das eleições e concluímos, o que é óbvio, que os dois maiores partidos são o PMDB e o PT. O PMDB com um grande número de prefeituras e um grande número de votos, junto com o PT que teve um grande número de prefeituras e de votos. Isso será muito bom para 2014 - disse.
Para Temer, os dois partidos devem buscar o entendimento no segundo turno:
- Vamos tentar, onde há segundo turno, onde houver possibilidade de coligação PMDB-PT, vamos tentar isso.