Ao menos 400 pessoas foram presas em flagrante por boca de urna na manhã deste domingo no EStado do Rio. Segundo o presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do RJ), Luiz Zveiter, apenas uma pessoa foi detida com R$ 10mil em Macaé, na região norte, negociando compra de votos.
Em balanço parcial, Zveiter disse que três candidatos a vereador estão entre os presos: Eduardo Moura (PSC), João Ricardo (PSDC) e Nilcimar de Freitas, conhecido como Irmão Caio (PSC). O candidato a vice-prefeito de Magé Marcos Sávio Peçanha, o Sabiá (PSDC) também foi preso.
Até as 13h, 675 urnas eletrônicas apresentaram defeitos no Estado, sendo 188 delas substituídas (100 na capital). No total há 31.828 urnas eletrônicas no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com o TRE, apenas uma urna eletrônica apresentou problemas na memória interna e não pôde ser substituída numa seção da Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, zona sul da cidade. Os eleitores votam manualmente no local --que recebe média de 400 pessoas. O tribunal só confirmará se os votos da urna foram salvos no final da tarde.