Curitiba vai às urnas neste domingo em um cenário de indefinição sobre quem será o concorrente de Ratinho Junior (PSC) no segundo turno, de acordo com pesquisa Datafolha.
Ratinho Junior lidera com 37% dos votos válidos. O prefeito Luciano Ducci (PSB) aparece em segundo lugar, seguido pelo ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT).
O levantamento, feito em parceria com a RPC TV, ouviu 1.650 pessoas nesta sexta (5) e sábado (6). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
Ducci tem 27% dos votos válidos, contra 23% de Fruet.
Editoria de arte/folhapress | ||
![]() |
No limite máximo da margem de erro, um empate entre Ducci e Fruet é estatisticamente improvável. A diferença entre os dois, no entanto, caiu pela metade desde a última pesquisa, realizada terça e quarta na cidade.
Por causa disso, o Datafolha diz não ser possível afirmar qual dos dois irá disputar o segundo turno.
Rafael Greca (PMDB) está em quarto lugar, com 11%.
TERCEIRA FORÇA
Nas simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha, Ratinho Junior venceria ambos os adversários: 50% a 38% contra Ducci e 47% a 42% ante Fruet.
O filho do apresentador do SBT, que é deputado federal pela segunda vez, desbancou por ora os dois principais grupos políticos do Estado (PSDB e PT) em uma campanha com o menor tempo de TV, mas apoiada pelas empresas da família (dona de emissoras de TV e rádio).
Já Luciano Ducci tem como principal força o PSDB do governador Beto Richa, ex-prefeito de Curitiba e bastante popular na cidade.
A campanha de Ducci foi feita em cima do bordão "Juntos", defendendo a parceria com Richa e a continuidade da gestão, que representa um grupo há 23 anos no poder.
O prefeito lidera o ranking de rejeição, com 29%. Ratinho Jr. tem 22%, contra 11% de Fruet.
O pedetista, que teve a maior votação da cidade quando concorreu ao Senado, em 2010, teve dificuldade para explicar a parceria com o PT --até o ano passado, era filiado ao PSDB, de onde saiu por divergências com Richa.
Na reta final, Fruet passou a atacar os adversários e apelou para a militância do PT.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PR-00648 / 2012