De volta a Brasília, neste início de semana, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) vai voltar à carga contra o Ministério das Minas e Energia e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) devido ao apagão ocorrido na tarde de sábado, 22, que atingiu sete estados brasileiros, incluindo a Bahia.
Segundo Imbassahy, no início do ano passado, quando ocorreu outro blecaute no Nordeste, o ministro Edison Lobão afirmou que o fato não se repetiria, porque o sistema elétrico nacional é robusto e um dos mais seguros do mundo.
"Um sistema robusto e seguro não desliga sete estados ao mesmo tempo. O ministro precisa nos informar sobre o que está acontecendo, porque alguma coisa não está funcionando bem", disse o deputado, que fará um pronunciamento nesta terça sobre o tema e encaminhará ofício aos órgãos competentes, pedindo explicações. Em fevereiro de 2011 o parlamentar encaminhou requerimento ao ministro cobrando explicações sobre o apagão e pediu a realização de auditorias específicas por parte do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e Aneel.