O Partido dos Trabalhadores do Cairu (a 345 km de Salvador) definiu pela pré-candidatura do empresário e ex-prefeito Manoel Peleteiro para disputar a sucessão municipal. Maneca Aché foi indicado como pré-candidato a vice-prefeito. A confirmação ocorreu no Encontro Municipal do partido, no último sábado (09), na sede do município, com a presença do deputado estadual Rosemberg Pinto e o prefeito de Valença Ramiro Campelo.
Peleteiro, prefeito da cidade entre 1997 e 2004, falou da importância de o município buscar a sustentabilidade e disse que o seu compromisso é cumprir o mandato de 4 anos e apoiar um nome do partido para as eleições seguintes. Segundo ele, seu retorno tem o objetivo de buscar alternativas para a economia da cidade. Para ele, o desafio é fazer de Cairu um pólo universitário, utilizando as características da cidade e sua cultura.
"Sabemos da necessidade de implantar esgotamento sanitário em Boipeba que cresce no turismo e precisa ser cuidada", refletiu o empresário. Já Maneca Aché lembrou que no período em que Peleteiro foi prefeito da cidade a verba do município era de R$ 594 mil e hoje chegou a R$ 6 milhões, o que permite pensar em uma transformação na cidade.
Rosemberg revelou a amizade pessoal com Peleteiro e lamentou a situação crítica hoje do município, onde diversos equipamentos públicos foram abandonados. "A cidade tem hoje uma receita seis vezes maior que o período em que Peleteiro foi prefeito. É preciso pensar um novo formato de administração, passando, principalmente, pela excelência na educação. É preciso uma gestão séria para Cairu, valorizando as pessoas do município".
Aurelino Leal
Em Aurelino Leal o Diretório Municipal do PT também reafirmou a pré-candidatura do bancário Lauro para a disputa da prefeitura. A reunião contou com a participação do deputado estadual Rosemberg Pinto e lideranças do município. O passo seguinte é analisar as pesquisas na cidade e o perfil da candidatura de oposição a administração do prefeito Domingão e as alianças com partidos políticos da base do Governo Wagner para a disputa do pleito municipal.
Rosemberg lembrou que o PT alcançou 69 prefeituras nas últimas eleições e trabalha com a expectativa de ultrapassar 100 cidades em 2012. Para ele, esse é o reflexo do projeto do partido, iniciado com a primeira eleição de Lula, em 2002. "O objetivo é analisar o comportamento do partido nas prefeituras em que o partido foi vitorioso e verificar de que forma podemos melhorar ainda mais as administrações". Lauro revelou-se lisonjeado pela escolha do partido, mas ressaltou a importância de ampliar a discussão em torno de um nome que represente todo o agrupamento de partidos de oposição na cidade.
---