A Câmara de Salvador homenageia nesta quinta-feira, 24, às 19 horas, a professora Aurina de Oliveira Santana, reitora do Instituto Federal da Bahia (Ifba), com a Comenda Maria Quitéria. A iniciativa é do vereador Laudelino Lau (PP), que justifica a honraria: “Em seu segundo mandato e há seis anos como reitora do instituto, a professora Aurina Santana desenvolve importantes trabalhos na área social que beneficiam a população soteropolitana”.
A Casa ofereceu título de cidadão soteropolitano a mais duas personalidades. O oncologista e professor feirense Robson Freitas de Moura, especialista em cirurgia de câncer, recebeu a homenagem na noite de terça-feira, 22, proposta por Pedrinho Pepê (PMDB).
Segundo o edil, médico “faz parte de uma geração modelo da medicina da Bahia. É profissional ético, perseverante e que valoriza o conhecimento e a vida”. Em seu discurso, o pemedebista lembrou o trabalho do homenageado, desde o estágio no Hospital Aristides Maltez, onde fez carreira, até a atuação no Hospital Ana Neri e a docência na Escola Bahiana de Medicina.
Na sexta-feira, 18, foi a vez de Ana Angélica Araújo dos Santos, especialista em gestão de saúde e Superintendente Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM), por iniciativa de Joceval Rodrigues (PPS), em função dos serviços prestados por ela à população da capital baiana.
Baiana de Santo Antônio de Jesus, Ana Angélica ingressou no serviço público nas áreas de Saúde Pública e Obstetrícia, onde desenvolveu projetos voltados para comunidades carentes na Maternidade Tsylla Balbino e no 16º Centro de Saúde.
Na área privada, participou do processo de modernização da assistência médica hospitalar no Hospital Português e na Fundação José Silveira (Ibit/Hospital Santo Amaro). Convocada pelo ex-secretário José Carlos Raimundo Brito, passou a integrar a equipe da SMS, coordenando a Promoção e Atenção à Saúde (COAPS) até ser convidada a dirigir a SPM.