2. Já foi detectada na pesquisa, realizada no inicio do mês, pelo Datafolha, com registro do BJÁ da seguinte forma: "Todas as pesquisas de opinião mostram que o brasileiro está felicissimo, inclusive a última do Datafolha, onde 61% das pessoas se declaram felizes e 16% muitos felizes, enquanto que, há 10 anos, os felizes eram 45% e muito felizes somavam 16%".
3. Agora, surge a da internacional Organização para o Crescimento e Desenvolvimento Econômico - OCDE com a divulgação, de forma intensiva através do link http://www.oecdbetterlifeindex.org/#/11111111111, do índice batizado de "viver melhor" que mede o grau de desenvolvimento dos países com ênfase no bem-estar das pessoas.
4. A formação do índice da OCDE leva em conta 11 critérios: satisfação pessoal, habitação, renda, trabalho, comunidade, educação, meio ambiente, governança, saúde, satisfação, segurança e relação entre trabalho e vida privada.
5. Em satisfação pessoal, o Brasil aparece especialmente bem posto, pois, numa escala de zero a dez, a taxa de satisfação dos brasileiros com a vida é, na média, de 6,8, ligeiramente superior à média de 6,7 captada nos outros países.
6. Em matéria de felicidade, o Brasil está à frente da Alemanha (índice médio de 6,7), Chile (6,6), Espanha (6,5), Itália (6,1), Japão (6,1), Grécia (5,4), Rússia (5,3) e Portugal (5,2). Perde por pouco para Reino Unido (6,9), França (7) e EUA (7). E fica bem atrás de Dinamarca (7,8), Noruega (7,6) e Suécia (7,5).
7. No ranking geral, o Brasil figura na 33a, sendo que os dez primeiros são: Australia, Noruega, EUA, Suécia, Dinamarca, Canadá, Suíça, Holanda, Nova Zelândia e Luxemburgo.
8. A taxa de satisfação dos brasileiros está acima da média a despeito do mau desempenho registrado em outros indicadores da seguinte forma: a) No quesito Educação, 41% dos adultos entre 25 e 64 anos declararam ter estudado pelo menos até o segundo grau contra a taxa é de 74% nos demais paises pesquisados. b) No quesito segurança, 9,4% dos brasileiros disseram ter sofrido agressões físicas nos últimos 12 meses, contra 4% nos outros países da pesquisa.
9. No Brasil, detectaram-se 22,7 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto que nos demais a média foi de 2,1. c) Entre os brasileiros, a expectativa de vida é de 73 anos, abaixo da media de 80 anos esperada pelos outros, enquanto que, no mercado de trabalho, a comparação favorece o Brasil, pois 68% da população declara exercer algum tipo de atividade remunerada, contra 66%, em média, nos demais paises.
10. E por ai vai o desfile da felicidade brasileira, que merece um estudo sociológico sobre o comportamento individual ao responder sobre a sua vida e feitos, tamanha é a disparidade entre as desigualdades sociais.
**
20. No sábado, 19 de maio, o município de Barra, Oeste da Bahia, perdeu Frei Benjamim Capelli, um dos seus maiores líderes. Dentre as suas grandes conquistas destacam-se a implantação do Hospital São Rafael e da Missão Barra, que leva atendimento médico às comunidade mais pobres e distantes do nosso município.
21. Considerando o importante trabalho social realizado por Frei Benjamim tanto na Barra quanto em toda a Diocese, o prefeito Artur Silva Filho, decretou Luto Oficial por três dias e feriado municipal nesta segunda-feira, 21 de maio, data em que ocorrerá o sepultamento.
27. Lídice é a relatora do PLS 612/2011, que está na pauta de votação da Comissão de Direitos Humanos do Senado desta quarta-feira, 25 e saudou "com louvor" a proposição.
28. Sêo Barriga, o super-ineligente, foi visto atravessando a rua Miguel Bournier, na Barra, de barco. Não soltava de jeito nenhum o pacote de pão.
29. O Lobisomem de Serrinha me telefonou e disse que a chuva que deu em sua fazendo, digamos assim, um sítio que tem na Rodagem, mal deu pra molhar o chão.
30. O PRB Mulher realiza o I Encontro do Nordeste, nesta quinta e sexta, no Grande Hotel da Barra. O evento contará com a presença do Presidente Nacional do PRB, Marcos Pereira, da Presidente Nacional do PRB Mulher, Deputada Estadual Rosângela Gomes e representantes de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Sergipe.
31. Baseado na solicitação do Secretário Municipal de Transportes e Infra-estrutura José Mattos e do Presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Salvador, em buscar soluções para atenuar o desgaste sofrido pela população em função da greve de rodoviários, a vice presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Graça Larangeiras, informou às 17:10hs desta quarta (24), logo após entrevista coletiva na SETIN, sobre a sua decisão em atender o pleito e antecipar o julgamento da causa para sexta-feira, de 25
32. Está uma chiadeira enorme nas pequenas e médias cidades com a greve dos professores: o comércio está perdendo em vendas.