O pré-candidato a prefeito de Camaçari pelo PTN, o engenheiro Maurício Bacelar, acredita que seu nome pode atrair o DEM, o PSDB e o PPS para seu projeto. O Ato mostrou força do grupo, mão não teve as presenças dos pré-candidatos Tereza Giffoni (PSDB), e Zé de Elísio (PP), numa sinalização clara de que o processo se afunila e qualquer movimento pode prejudicar as negociações com os demais partidos.
Durante a festa de filiação do ex-prefeito José Tude, também escolhido presidente municipal da legenda, o irmão do candidato, deputado estadual licenciado, João Carlos Bacelar se mostrou otimista com o que classificou de "grandes possibilidades" do Democratas. O atual secretário de educação de Salvador e presidente estadual do partido, disse que a presença e o reconhecimento do PTN como sua "2ª casa", pelo deputado federal ACM Neto, "sinaliza" esse caminho.
Mais cauteloso, o ex-prefeito Helder Almeida (DEM) amenizou e garantiu que a presença de Neto foi normal e que se trata de um ato de "civilidade democrática". Lembrou que a decisão passa por quem dá "sustentação" e "busca os votos" no município, numa alusão direta a seu nome, dos vereadores Antonio Elinaldo e Jorge Curvelo, presentes ao ato, e as lideranças do município. Disse que as conversas com Maurício, a atual vice-prefeita, Tereza Giffoni (PSDB) e o vereador Zé de Elísio (PP), também pré-candidatos, prosseguem e não tem "nada fechado".
A festa teve as ausências do pepista Zé de Elísio, que participa em Brasília, de encontros com dirigentes nacionais do partido, e da médica Tereza Giffoni, que preferiu não ir a manifestação. Segundo disse ao Camaçari Agora, na manhã desta terça-feira (22/5), tratava-se de um ato de lançamento de uma candidatura e "não ficaria bem" para ela, também postulante, marcar presença. Neste momento de especulações, sua participação poderia ser interpretada como apoio, completou. Tereza também reforçou sua ausência com uma reunião na mesma noite de segunda-feira (21).
O ato de filiação, realizado na noite de segunda-feira, numa casa de eventos do bairro Gleba E, reuniu lideranças populares e representantes de todos os partidos de oposição. A única novidade no encontro, antecipado pelo Camaçari Agora foi a oficialização do apoio do PTB do ex-secretário de Turismo e de Habitação, Waldy Freitas. Apesar de ser anunciado por Maurício Bacelar como "mais um apoio", a direção do PPS também seguiu a mesma linha de cautela e não fechou nada, disse Ari Barbosa.
Também participaram da festa do PTN, o ex-prefeito Humberto Ellery (PP), o deputado estadual Bruno Reis (PRP), o ex-deputado Ferreira Otomar, que representou o PP e o pré-candidato Zé de Elísio, Ederval Xavier ‘Poli', dirigente estadual do PPS, e Oswaldinho Marcolino (PMDB). (Camaçari Agora)