O PP entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a revisão eleitoral em Camaçari, e o afastamento dos juízes César Augusto Borges, da Zona 170ª, e Adriana Helena de Andrade Carvalho, da 171ª do município. O documento, apresentado quarta-feira (16/5), e assinado pelo presidente municipal do Partido Progressista e ex-deputado, Ferreira Otomar, reforça o pedido de afastamento, feito em março deste ano, ao Tribunal Regional Eleitoral, pelo PPS e o próprio PP, que consideram a permanência dos magistrados, um impedimento para a realização de uma eleição sem fraudes e vícios.
Na representação impetrada no TSE, o PP classifica a ação dos 2 magistrados como "desmandos", e que "tinha como escopo encobrir a fraude eleitoral de 36.811 títulos eleitorais cancelados aleatoriamente", em julho de 2008. Garante que a medida ocorreu "sem nenhum aviso prévio e sem que ninguém tivesse conhecimento". Para o presidente do PP, Ferreira Otomar, as eleições precisam ser limpas e sem estas medidas saneadoras, a lisura do pleito de 7 de outubro fica prejudicada.
Ainda, segundo a representação, nenhum dos 28.807 eleitores cancelados na 171ª, e 11.004, na 170ª Zona compareceram ao Cartório Eleitoral para reclamar ou revisar seu títulos. O PP também cobra do TSE uma posição sobre a negativa dos juízes para os pedidos de fornecimento das listas dos eleitores e os respectivos números dos títulos cancelados.
O pedido também acusa os magistrados de desrespeitarem resolução do TSE que proíbe requisição de servidores que não sejam funcionários de carreira, para atuarem na Justiça Eleitoral. Os juízes coordenam o Pólo de Informática nº 6, um dos 26 existentes no estado e responsável pela apuração de cerca de 600 mil votos de 11 municípios da região (Lauro de Freitas, Candeias, São Francisco do Conde, Dias D'Avila, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Saubara e Amélia Rodrigues). Só Camaçari representa quase 25% deste universo, com cerca de 140 mil eleitores. Segundo os últimos números do TRE, a Bahia ultrapassa os 9 milhões de eleitores.
Texto: João Leite