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O governador Jaques Wagner e os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e
dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, desembarcam em Jequié, nesta segunda-feira
(9), às 8h30, onde farão reuniões de trabalho e vistorias das obras da Ferrovia
de Integração Oeste-Leste (FIOL). Após a reunião de apresentação da obra, os
ministros e o governador Wagner fazem uma visita ao canteiro da FIOL. Em
seguida, às 11h, concedem uma coletiva de imprensa e embarcam para a capital
baiana, onde vistoriam as obras da Via Expressa, que ligará a BR-324 ao Porto de
Salvador.
Às 12h30, os ministros Paulo Sérgio Passos e Miriam Belchior,
em companhia do governador Wagner, visitam o canteiro de obras da Via Expressa,
no início da Baixa de Quintas (encontro das frentes de trabalho 5 e 6), na
Avenida Glauber Rocha, local da primeira parada do grupo, onde atenderão à
imprensa. Em seguida, a comitiva dirige-se ao final da Estrada da Rainha, na
área dos túneis, onde faz a segunda parada.
Às 14h30, o governador Wagner e os ministros se reúnem, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, com representantes do governo baiano, empreiteiros e técnicos, quando será
apresentado um balanço do estágio atual das obras da Via Expressa. Logo após, às
16h, os ministros e o governador Jaques Wagner estarão à disposição da
imprensa.
Ferrovia
O primeiro trecho em obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste tem 537 quilômetros de
extensão, dividido em quatro lotes, entre Ilhéus e o Pátio de Caetité (BA). A
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., executora das obras, projeta que
este segmento terá conclusão em meados de 2014. A FIOL cruzará todo o território
baiano e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de
Figueirópolis (TO). A FIOL tem custo inicial previsto de R$ 3,6 bilhões, para as
obras do trecho de 1.022 quilômetros de extensão, entre Ilhéus e
Barreiras.
Via Expressa
A Via Expressa Baía de Todos os Santos interliga a BR-324 ao
Porto de Salvador, com investimento total previsto de R$ 381 milhões. O
empreendimento é composto por 14 viadutos, com extensão total de 4.059 metros,
além de dois túneis, uma ponte Camurujipe, e serviços diversos como macro e
micro drenagem, urbanização e iluminação pública. A obra, que deve ser
finalizada em dezembro de 2012, ainda prevê 3,2 quilômetros de extensão de
ciclovias, quatro passarelas e 35 mil metros quadrados de passeio.