Política

SERVIDORES MUNICIPAIS DE SALVADOR TERÃO REAJUSTE DE 6,5% EM MAIO

| 03/04/2012 às 08:24
Será de 6,5% o reajuste salarial dos servidores municipais, ativos, inativos e pensionistas, a partir de maio, e para os profissionais de educação os índices vão variar entre 22% e 54,22%. Os dois projetos de lei com as majorações foram enviados pelo Executivo e aprovados nessa segunda-feira, 2, na Câmara de Salvador.

Os vencimentos do Grupo Magistério terão um aumento de 22% (nível 1), 30,22% (graduados), 38,22% (especialização), 43,22% (mestrado) e 54,22% (doutorado). As gratificações dos gestores foram ajustadas em 108% e os secretários escolares receberão mais R$ 500. O valor do subsídio dos conselheiros tutelares foi fixado em R$2.024,12.

Para a diretora da APLB Sindicato, Elza Melo, os percentuais obtidos foram “uma grande conquista para nós”, destacando a importância da atualização das gratificações dos diretores e dos secretários escolares.

A vereadora Olívia Santana (PCdoB), no entanto, protestou contra a exclusão do cargo de Diretor de Unidade de Ensino (DM 1) no projeto: “É preciso que o prefeito baixe um decreto ou seja enviada uma emenda para fazer a retificação e permitir a todos o aumento salarial e as gratificações”, afirmou.

As votações dos projetos do Executivo foram seguidas pela apreciação de projetos de lei de autoria dos vereadores. Dentre as matérias aprovadas, está o PL Antibaixaria, da vereadora Tia Eron (PRB), que proíbe o uso de recursos públicos, no âmbito do município, para contratação de artistas que em suas músicas, danças ou coreografias desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres a situação de constrangimento.