Salvador já tem o seu Dia Municipal do Escoteiro. O projeto de lei, proposto pelo vereador Edson da União (PSD), foi sancionado pelo prefeito João Henrique, instituindo 23 de abril para essa comemoração com uma sessão especial na Câmara.
De acordo com o edil, o objetivo do estabelecimento da data é divulgar e destacar a prática do escotismo, que tem contribuído para “retirar as crianças das ruas, oferecendo lazer e os ensinamentos sadios”.
Para Edson o movimento “contribui decisivamente para os jovens assumirem seu próprio desenvolvimento, quanto à parte física, intelectual, social, afetiva, espiritual e patriota”.
O escotismo ou escutismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos que ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens. O praticante é incentivado a realizar atividades em grupo, em contato com a natureza, e a desenvolver valores como fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
No dia de São Jorge (23 de abril), padroeiro da classe, os escoteiros realizam cerimônia para reafirmar os princípios da ideologia escoteira, cumprindo deveres com Deus, com a pátria e de ajuda ao próximo.