Política

BAHIA VAI HOMENAGEAR EX-GOVERNADOR ANTONIO BALBINO EM SEU CENTENÁRIO

vide
| 28/03/2012 às 11:02
Antonio Balbino de Carvalho Filho, natural de Barreiras, governador entre 1954-58
Foto: Arquivo
   O ano de 2012 marca o Centenário de um baiano que dedicou 40 anos de sua vida à política. Antônio Balbino de Carvalho Filho (1912-1992). Natural de Barreiras, Oeste da Bahia, Balbino foi muitas vezes caçoado por sua pouca altura, pouco mais de 1,60m, traços fortes, e uma cabeça de tamanho avantajado.

  Advogado, professor e jornalista, em 1935 Balbino inicia sua carreira política como deputado estadual, mas o grande marco é o governo do estado da Bahia, em 1954, quando criou a Comissão de Planejamento Econômico (CPE), construiu o Teatro Castro Alves (TCA) e a Maternidade Tsylla Balbino, e demais obras centradas na Capital, mas com reflexos em todo estado.

  Como início das atividades de comemoração do Centenário a família Balbino, com apoio do Centro de Memória dos Governadores, Fundação Pedro Calmon e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, realiza uma sessão solene no próximo dia 23 de abril, no prédio do IGHB. Nesta data será distribuído um Catálogo Comemorativo, organizado pela neta Tsylla Balbino e a jornalista Thiara Reges, que destaca os momentos marcantes da vida de Balbino através das fotos, telegramas, correspondências e discursos dele. 

  Na Política Advogado, graduado pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, em 1932, com especialização em Economia Política pela Sorbonne, na França, em 1934 e doutorado pela Faculdade de Direito da Bahia, em 1941; Professor da Faculdade de Medicina, de Direito e de Filosofia da Bahia, Economia Política da Universidade da Bahia; repórter e redator do Jornal "A Noite" do Rio de Janeiro, "O Imparcial" de Salvador - BA, e ainda nas comunicações foi Diretor do Jornal "Diário de Notícias", também em Salvador - BA.   Apadrinhado por Getúlio Vargas, na política Antônio Balbino assumiu os cargos de Deputado Estadual (1935-1937 e 1947-1951), Deputado Federal (1951-1955), Ministro da Educação e Cultura e Interino da Saúde (1953), Ministro da Educação e Cultura (1954), Governador do Estado da Bahia (1955 -1959), Consultor Geral da República (1961-1963), Ministro da Indústria e Comércio e Ministro Interino da Fazenda (1963) e Senador (1963-1971).

 No governo através do Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (Derba), Balbino abriu ao tráfego 1.477km de rodovias; obras básicas de infraestrutura; criou a Comissão de Planejamento Econômico (CPE), através da qual foram executados os projetos de desenvolvimento socioeconômico, tais como o Fundo de Desenvolvimento Agro-Industrial (FUNDAGRO), Companhia de Eletricidade da Bahia (COELBA), Matadouros Frigoríficos S.A. (MAFRISA), Companhia de Armazéns e Silos (CASEB), e Companhia telefônica da Bahia (TEBASA, depois rebatizada como TELEBAHIA).

Na educação, grande foco de sua preocupação, foram criados cursos de formação de professores, além da ampliação da rede de ginásio, na capital e no interior. O grande destaque fica para a pioneira obra de Conjuntos Assistenciais, constituído de escolas, atendimento médico-dentário e áreas de laser, sendo ao todo 38 unidades distribuídas pelo estado.

Em Salvador, obras imponentes que marcaram o desenvolvimento e ainda hoje impõe sua força, como é o caso do Teatro Castro Alves e da Maternidade Tsylla Balbino. O Ginásio de Esportes Antônio Balbino (única obra no estado que recebeu o seu nome), demolido recentemente para a construção da Arena Fonte Nova.

Assembleia Legislativa
Como parte das comemorações do Centenário, o ex-governador Antônio Balbino será homenageado em Sessão Solene Especial na Assembleia Legislativa da Bahia, solicitada pela Deputada Estadual Kelly Magalhães (PCdoB), evento a se realizar no dia 19 de abril de 2012, às 09:30h. 

Missa
Ainda comemorando o centenário de nascimento de Antônio Balbino, o Reitor Padre Geraldo celebrará no dia 22 de abril de 2012 uma missa especial na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Padre Antônio Vieira, onde Balbino estudou durante sua infância. A celebração será às 10h e contará com a participação de Padre Nilton.

Catálogo Comemorativo
Orador nato, os discursos de Antônio Balbino chamam atenção, sobretudo pela contemporaneidade. Preocupação com os destinos da educação, fortalecimento da economia e da ética eram temas constantes nas falas de Balbino. E os que tiveram a honra de compartilhar momentos com ele sabem que estas preocupações não ficaram presas as palavras ou aos palanques.

Como forma de resgatar a memória do homem Antônio Balbino, a neta - homenageada com o nome da esposa de Balbinio -, Tsylla Balbino e a jornalista Thiara Reges, organizaram um catálogo comemorativo reunindo alguns discursos, assim como fotos e correspondências. "A Bahia merece conhecer sua história, e mais que informações sobre o currículo de meu avô, este catálogo reúne fotos, recortes de jornais e correspondências, inclusive pessoais e apaixonadas que manda para minha vó, o que possibilita a esta geração conhecer o homem por trás do político", destaca Tsylla.  
A distribuição do catálogo será feita durante a Sessão Solene, a se realizar no dia 23 de abril, no IGHB, às 18h. 

٭٭٭ O que? Centenário do ex-governador da Bahia, Antônio Balbino Quando e onde? 19.04.12 - Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia, CAB, Salvador - BA. 22.04.12 - Missa Especial, Igreja Nossa, Colégio Padre Antônio Vieira, Salvador - BA. 23.04.12 - Sessão Solene, IGHB, Avenida Sete de Setembro, 94A, Piedade, Salvador - BA.