Política

NARANDIBA QUER URBANIZAÇÃO, ESGOTAMENTO SANITÁRIO E COLETA DE LIXO

vide
| 20/03/2012 às 11:35
A Ouvidoria foi levantar os problemas de Narandiba
Foto: Claudia Correia

A retomada imediata do projeto de urbanização da Travessa Santa Mônica, em Narandiba, além da macro drenagem e o esgotamento sanitário nas ruas foram as principais reivindicações feitas pelos moradores do bairro durante visita técnica realizada pela Ouvidoria da Câmara de Salvador, na último fim de semana.


Coordenado pela ouvidora Olívia Santana (PCdoB), atendendo a um pedido das lideranças locais, o encontro registrou as demandas, colocando o órgão da CMS à disposição para mediar a negociação com as instâncias municipais e estaduais capazes de executar os serviços.


Os líderes comunitários protestam contra o abandono do bairro há anos, resultando em acúmulo de lixo, proliferação de ratos, esgoto a céu aberto e inundação das casas. "O projeto de urbanização foi concluído pela Conder e a verba foi liberada, mas não sabemos porque não chegaram os serviços prometidos e a realocação de 86 casas", denunciou o morador Arivaldo Dias.


Taxa sem esgoto


A Tv. Santa Mônica, localizada na Av. Edgar Santos abriga cerca de 300 famílias, mas não tem coleta diária de lixo pela dificuldade de acesso à via. No período das chuvas, a água invade casas e espalha o lixo, ameaçando a saúde da população. Mesmo sem esgotamento sanitário, segundo os moradores, a Embasa cobra a taxa de esgoto.


O acúmulo de entulho e lixo facilita a proliferação de ratos nas ruas e casas. "Precisamos que a Prefeitura limpe a área de baixo da travessa e as manilhas por onde passa a água, que estão cheias de dejetos. A escada que dá acesso ao Cabula VI precisa ser recuperada", reclamou Vera do Espírito Santo, uma das lideranças da comunidade.


Ao final da visita foi definida a realização de uma reunião na comunidade com a Embasa para tratar dos problemas de água, além da retomada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do projeto já iniciado. A Ouvidoria encaminhará solicitações de serviços às Superintendências de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e de Ordenamento e Uso do Solo (Sucom).


Participaram da visita técnica assessores da Sedur (Fábio Santos), da Secretaria Estadual de Trabalho e Esportes Valter da Silva, a assistente social da Embasa (Ilda Dias), o encarregado da Limpurb (Rodrigo Reis), além de representantes da Caixa Econômica Federal e dos moradores.