O deputado estadual Joseildo Ramos (PT) atendeu aos apelos e confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Alagoinhas, município que governou por oito anos, e de onde saiu com 80% de aprovação popular. A decisão foi tomada em reunião do PT municipal, que deve apresentar o nome do parlamentar em consenso durante plenária do partido no dia 13 de abril.
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o deputado é funcionário do Banco do Nordeste e encontra-se licenciado para assumir o mandato parlamentar. Joseildo foi eleito deputado estadual com 55.721 votos, em 218 municípios, mas com quase 32 mil votos somente em Alagoinhas. É vice-líder do PT e membro titular das comissões de Constituição e Justiça e Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos.
Uma emenda do deputado Joseildo Ramos (PT) ao Projeto de Lei 19.037/2011, aprovado no ano passado e que dispunha sobre o serviço de inspeção sanitária e Industrial de produtos de origem animal, permitiu a doação de 37 toneladas de alimentos às instituições assistencias da Bahia.
O material foi apreendido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). São aves de descarte (galinhas) em boas condições para consumo, apreendidas durante fiscalizações nos municípios de Itaberaba, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Todas as cargas estavam sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documentação sanitária exigida para o trânsito de animais no estado. Com apoio da Associação Baiana de Avicultura, os animais foram abatidos em frigoríficos com Serviço de Inspeção Estadual.