O Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial será comemorado na Câmara de Salvador com uma sessão solene regimental nesta quarta-feira, 21,quando haverá um debate sobre a necessidade de se extinguir qualquer preconceito contra a população afrodescendente.
A vereadora Marta Rodrigues (PT) incluiu na pauta a situação vivida hoje pela comunidade do Quilombo Rio dos Macacos, localizado na Base Naval de Aratu, na divisa entre Salvador e Simões Filho, ameaçado de perder suas terras para a Marinha.
Na manhã do domingo, 18, Marta esteve na localidade, junto com a assessoria da Comissão da Reparação da CMS, para discutir as formas de resistência às investidas da Marinha para tomar dos remanescentes quilombolas a área onde vivem.
A comemoração mundial em 21 de março foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), para lembrar o massacre de Shaperville. Nesse dia, em Joanesburgo, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que obrigava os afrodescendentes a portarem cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou contra a multidão, matando 69 e ferindo 186 pessoas.
Esse dia marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990.