vide
Cara a Cara, Lula Maciel diz que continuará na fila para ser prefeito de Lauro
Foto: PL
O Cara a Cara desta segunda-feira, 30, é com o vereador pelo PT de Lauro de Freitas, Lula Maciel, um batalhador pelas causas ambientais do município que vê seus mananciais e lagoas sendo invadidos e ocupados pelos condomínios residenciais. Lula é o único vereador do PT em Lauro, município que é administrado pela prefeita Moema Gramacho (PT), desde 2005.
Lula lutou bastante ano passado na tentativa de ser candidato a prefeito, em 2012, porém, não conseguiu. A prefeita, cumprindo um acordo que vem desde 2004, com o PSDB, indicou seu vice João Oliveira, recentemente filiado ao PT. Ao BJÁ, Lula diz que entende o processo político, acatou a decisão e vai marchar junto com Moema e João, e continuará na fila a espera de uma nova oportunidade. É candidato à reeleição para vereador.
Veja a entrevista:
1. O que achou da candidatura de João Oliveira preterindo um histórico do PT e sem debates?
Lula Maciel: Não foi surpresa. Ainda que ele não tenha um histórico de militância no PT, está conosco desde as eleições de 2004, na vice de Moema. A filiação dele ao partido foi a convite dela e o nome para sucedê-la também. Debatemos internamente e a CNB - Construindo um Novo Brasil, tendência da qual faço parte, manteve o meu nome até o ponto em que entendemos como sendo o limite, pois, como defendemos a unidade do partido, decidimos que não valeria a pena avançar. Isto resultaria em um racha interno. Por isso fui contra as prévias e, mesmo nas eleições por delegados, percebemos o grande risco de criar um clima que prejudicaria o PT nas eleições de outubro. Farei 20 anos de filiado ao PT em março, tenho um compromisso com o partido e com suas bandeiras. Penso grande, quero ser prefeito, mas jamais colocaria em risco o projeto macro do Partido dos Trabalhadores.
2. Vai acompanhar a candidatura de João ou será dissidente? Fará a mesma força que faria se fosse o candidato?
Lula Maciel: Como já disse e venho mostrando através de ações, não há como eu ser dissidente. Tenho minhas próprias opiniões, mas sei dos limites necessários para se manter a disciplina partidária e isto é muito importante para a organização de um partido. É por isto que temos hoje a presidência da República, o Governo do Estado e a prefeitura. Partido algum chegaria a este patamar sem disciplina e organização. O PT ainda tem um diferencial marcante: o espaço democrático. Nenhum partido reconhece tantas tendências e, ainda assim, consegue ser forte para governar e dialogar com a base.
Não sendo candidato a prefeito, irei disputar a reeleição para vereador, portanto, não há como me dedicar com a mesma intensidade, porém, como militante e candidato ao legislativo, farei campanha para o candidato a prefeito do meu partido.
3. Na sua visão, por que Moema escolheu João. É pra continuar dando as cartas na Prefeitura?
Lula Maciel: Não posso responder por ela, mas, certamente que a boa relação de prefeita e vice, construiu esta possibilidade de sucessão. Obviamente que liderar pressupõe ocupar espaços com quem está mais em sintonia com os projetos que se pretende realizar, seja no presente ou no futuro e com Moema não é diferente. Eu também tenho projetos e nomes de minha confiança, com os quais pretendo ampliar o nosso raio de atuação, seja na prefeitura ou na vereança.
4. PSB e PCdoB vão seguir a candidatura João?
Lula Maciel: Como saber? A política é um jogo de xadrez. Um movimento aparentemente despretensioso de uma peça pode mudar o tabuleiro inteiro. Torço para que marchemos juntos, como sempre fizemos. Assim, teremos mais chances não apenas de vencer as eleições, mas, de governarmos juntos.
5. Com o nome de João Oliveira, a oposição tem alguma chance de crescer no município? A candidatura de João seria um risco para Moema?
Lula Maciel: Temos o hábito de trabalhar com pesquisas. Estamos avaliando os resultados e comparando, após as novas movimentações. Saberemos com agir.
6. João tem condições de dirigir Lauro ou será um "pau-mandado"?
Lula Maciel: Acredito que, juntos, faremos um bom trabalho. Você, como jornalista e empreendedor, responsável por um dos portais de notícia mais respeitados na Bahia, sabe a importância de se escolher uma boa equipe para se ter um resultado dentro dos limites esperados. Um bom gestor precisa, acima de tudo, saber escolher a equipe certa, além de liderar e coordenar todo o processo. João tem experiência como vice-prefeito por duas gestões consecutivas e também como legislador e terá o apoio dos demais companheiros para que possamos dar continuidade ao que já vem sendo feito.
7. Por que Moema abandonou o balneário de Vilas do Atlântico, o mais importante do município, permitindo se instalar uma estação rodoviária no final de linha, incluindo a poluição do Rio Sapato?
Lula Maciel: Certamente que a gestão municipal não abandonou o assunto. Em alguns momentos é preciso mudar a ordem nas prioridades devido ao grande volume de demandas do município. O nosso mandato tem dado cada vez mais atenção para a defesa do meio ambiente, mas, infelizmente, muitas questões acabam demorando mais tempo do que gostaríamos. Por isso defendo a criação e maior participação popular nos conselhos. Tivemos um papel importante na criação e em diversos avanços dos conselhos de cultura, de juventude e de educação. Queremos a população mais perto para que possamos responder com mais rapidez e atender com uma sintonia cada vez mais apurada. É o que defendo.
8. Por que a Prefeitura é tão negligente com as questões do meio ambiente com construções invadindo lagos e mananciais?
Lula Maciel: Eu adoraria respondê-lo como prefeito e, ainda que minha relação com a prefeita Moema seja muito boa, apenas posso respondê-lo enquanto vereador. De minha parte e do nosso mandato, tenha certeza de que vamos continuar mantendo a linha em defesa do meio ambiente, além das demais questões importantes ao nosso município.
Recentemente aprovamos na Câmara algumas áreas como ZEIAs - Zona Especial de Interesse Ambiental, dentre elas a do antigo Jockey Clube, em Vila Praiana, onde existem duas lagoas e a do Equus Clube do Cavalo, em Vilas do Atlântico. Foram, sem dúvida, conquistas importantes e que garantirão o espaço do meio ambiente por mais algum tempo. Existe ainda muito o que ser feito e por isso precisamos dar continuidade aos trabalhos.
9. Você acredita que o metrô vai chegar a Lauro?
Lula Maciel: Sim, acredito e estamos trabalhando para que isto aconteça.
10. O PT tem condições de eleger algum vereador em 2012?
Lula Maciel: Além da minha reeleição, para o terceiro mandato, estamos trabalhando para eleger o maior número de vereadores possível.