Ele participou do cortejo que saiu de Guarajuba em direção a Monte Gordo. "O maior absurdo é a administração municipal ainda tentar monopolizar o que resta da festa, impedindo a participação popular e a diversidade de pensamentos e ideias", protestou Bacelar ao ressaltar o uso da Polícia Militar a fim de tentar barrar o cortejo da Oposição que reuniu, além do PTN, o DEM, PP, PRP, PSDB, PTC, PSDC e PPS, e de moradores locais simpáticos às legendas..
Ainda segundo Maurício Bacelar, a tentativa do grupo do prefeito Luiz Caetano (PT) em impedir a participação da Oposição na festa não surtiu efeito. E os políticos ainda conquistaram a simpatia dos moradores locais. "Fomos obrigados a formar dois cortejos, um do prefeito, vazio, sem participação popular, sem entusiasmo e outro nosso. E conseguimos manter a população ao nosso lado, com animação, e muita alegria para reverenciarmos São Francisco de Assis", enfatizou Bacelar.
Além do presidente municipal do PTN, desfilaram ao lado de Maurício Bacelar o deputado estadual Mário Negromonte Filho (PP), a vice-prefeita Tereza Giffoni (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, vereador Zé de Elisio (PP), os vereadores Elinaldo (DEM) e Jorge Curvelo (DEM) e Marco Antonio (PRP). Os festejos em Monte Gordo se encerraram no último domingo.