Política

GOVERNADOR DO RIO IGNORA CONSTITUIÇÃO E ASSINA CÓDIGO DE CONDUTA

VIDE
| 05/07/2011 às 10:57

Depois de receber críticas pela relação pessoal e por favores recebidos de empresários que mantêm contratos com o governo do Estado do Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) assinou decreto que cria o "Código de Conduta Ética da Alta Administração Estadual".


O texto do decreto 43.057, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5), informa que um dos objetivos da medida é "preservar a imagem e a reputação do agente público".


O decreto também pretende "evitar a ocorrência de situações que possam suscitar conflitos entre o interesse privado e as atribuições públicas do agente público, além criar mecanismo de consulta destinado a possibilitar o prévio e pronto esclarecimento de dúvidas quanto à correção ética de condutas específicas, e dar maior transparência às atividades da Alta Administração do governo".


No último dia 27, o Ministério Público do Rio enviou ofício ao governador solicitando explicações sobre a sua viagem à Bahia, no dia 17 de junho. Na ocasião, Cabral deixou o Estado em um jato emprestado pelo empresário Eike Batista para comemorar o aniversário do empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Construções - empresa que mantém contratos com o governo do Rio.

A festa não foi realizada devido a um acidente com um helicóptero que transportava sete convidados, entre eles a namorada do filho do governador, Marco Antônio Cabral. Todos morreram.