Durante o seminário Nordeste - O Brasil hoje e suas perspectivas, realizado ontem (17/06) e hoje (18/06), em Recife (PE), o presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, voltou a defender que a distribuição dos royalties do pré-sal leve em conta o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O evento é promovido pelo Fórum dos Presidentes do PT do Nordeste, diretório nacional do partido e a Fundação Perseu Abramo.
O prefeito de Camaçari reafirmou a proposta de os municípios mais pobres, com orçamentos menores, receberem um tratamento especial. Ele foi muito aplaudido ao dizer que a "fabulosa riqueza" produzida pelo pré-sal tem de servir para a erradicação da miséria no Brasil, objetivo maior do governo Dilma Rousseff.
Para Caetano, o PT precisa assumir a bandeira do IDH na divisão do pré-sal. O prefeito de Camaçari também falou do novo municipalismo adotado pela UPB, o qual prevê que a interiorização do desenvolvimento tem de ser feito a partir das regiões, irradiando para os municípios.
O presidente da UPB debateu ainda sobre a importância da eleição municipal do próximo ano para o avanço do projeto de desenvolvimento nacional posto em prática no país a partir do governo Lula, em 2003, e que tem prosseguimento com a presidente Dilma Rousseff.
Além de Caetano, compuseram a mesa do seminário os presidentes do PT nacional, Rui Falcão, e da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda. Do evento participaram representantes do PT da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.