A Escola Municipal Helena Magalhães foi palco de uma produtiva discussão em prol da comunidade de Boa Vista de São Caetano. Em audiência pública promovida pela vereadora Marta Rodrigues em parceria com o Conselho de Moradores do bairro, a população teve a oportunidade de apresentar seus problemas diretamente a representações dos órgãos municipais relacionados. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Embasa, Transalvador, Limpurb, e da edireção scola que cedeu espaço para a realização da atividade. Além das entidades presentes, haviam sido convocadas ainda para a discussão, a Secretaria Municipal de Saúde e a Companhia de Desenvolvimento Urbano - CONDER, que não puderam enviar representantes. Compuseram a mesa ainda a vereadora Marta Rodrigues, a vice-presidenta do Conselho de Moradores da Boa Vista de São Caetano, Rosemeire Pio (Meirinha), e a deputada estadual Maria Del Carmem. Durante a audiência, a comunidade de Boa Vista de São Caetano também se fez ativamente presente, questionando a razão dos problemas enfrentados pela população local e requerendo dos órgãos responsáveis atitudes na busca de soluções para eles.
As maiores revindicações do público presente ao debate giraram em torno do transporte e da infraestrutura do bairro. Segundo o morador Deividson, há grande carência de ônibus para a população da Boa Vista. "Somos mais de 35 mil habitantes e durante os horários de pico o trasporte público fica impraticável. Os ônibus passam lotados e atrasados e o fluxo é insuficiente", afirmou Deividson. O morador questionou ainda à Limpurb sobre o recolhimento do lixo, principalmente na época de festas como São João e Ano Novo, quando o lixo se acumula em grandes quantidades no bairro. "Outra questão é o recolhimento de entulho, somos um bairro em crescimento, diversas obras são realizadas mas não temos coletor de entulho", contou. A comunidade solicitou ainda mais escolas, bancos, postos de serviços da Embasa e da Coelba no bairro. "Somos o segundo maior bairro de Salvador, precisamos de postos da Embasa e da Coelba na nossa comunidade, e temos demanda para isso", frisou Deividson.
Outra grande queixa dos moradores foi a falta de algumas linhas de transporte coletivo passando pela Boa Vista de São Caetano. A comunidade solicita linhas de ônibus tanto para a Barra quanto para a Lapa. Segundo a representante da Transalvador, Grace Marino, ainda não há a possibilidade de implantar novas linhas no bairro por conta dos engarrafamentos que essa inserção geraria. "É necessário primeiro realizar obras, intervenções no sistema viário e criação de um corredor para esses veículos", explicou Grace. "Postos de saúde, escolas, bancos e postos de serviços também são equipamentos que a comunidade precisa, pois a existência deles nos bairros diminui o número de viagens em transporte coletivo", concluiu.
A Irmã Fábia, integrante da congregação das Irmãs Estabelecidas na Caridade, frisou ainda que a população também necessita de saúde, educação e lazer. "É necessário que a obra do Posto de Saúde da Família seja finalizada, perdemos recentemente uma criança que passou mal na escola e não teve condição de ser atendida a tempo, por conta da distância do posto de saúde que é localizado em São Caetano", afirmou a irmã.
Para a vereadora Marta Rodrigues, a participação ativa da população em audiências como esta auxilia na solução dos problemas que afligem as comunidades. A vereadora frisou ainda a importância da participação popular nas audiências públicas que debatem as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2012.