Política

ASSEMBLEIA ITINERANTE: DEPUTADO DENUNCIA CAOS NA BR-324 ESBURACADA

vide
| 16/06/2011 às 19:10
BR-324 vira corredor de grande perido para motoristas, mesmo com pedágio
Foto: BJÁ
 Quem foi a Feira de Santana nesta quinta-feira, 16, para acompanhar os trabalhos da Assembleia Legislativa Itinerante usando a BR-324, e foram 46 deputados na sessão, viram somente na parte da tarde cinco acidentes de veiculos, capotamentos e batidas, vários carros com pneus furados, e uma buraqueira vergonosa, sobretudo levando-se em conta que se trata de uma estrada com pedágio.

  O deputado Tom Araújo (DEM) abordou esse tema na ALBA itinerante e disse que, se Feira quiser ser uma alternitava para Salvador no seu aeroporto, "primeiro é preciso consertar essa estrada". O deputado disse ainda em plenário que achou muito curioso que, em toda BR-324 não há nenhuma equipe da Viabahia tapando os buracos, centenas, mas, há "muitas máquinas, homens e equipamentos trabalhando na obra do segudo pedágio na Passagem dos Teixeiras", frisou.

  De fato, nossa equipe do BJÁ prsenciou a situação e teme o que poderá acontecer no feriado do São João se nenhum providência for tomada. Pode anotar que vai ser um caos.

  VIABAHIA DIZ O QUE FARÁ

 A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A realiza a partir das 06h da quarta-feira, dia 22/06, até segunda-feira, dia 27 ao meio-dia, a Operação Corpus Christi e São João 2011.

  Para o período, a concessionária aumentou o efetivo de controle de tráfego das rodovias por ela administradas no trecho da BR 324, entre Salvador e Feira de Santana, bem como no trecho da BR 116, entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais.

  Estima-se um crescimento no fluxo de veículos na BR 324 em torno de 15% em relação ao tráfego correspondente ao mesmo período do ano passado.

A concessionária informa que as praças de pedágio funcionarão com a capacidade máxima de cabines abertas por sentido, de acordo com o volume de tráfego e que reforçará seu efetivo com 93 funcionários a mais em relação ao número de colaboradores em dias normais, incluindo "papa filas".

  Estes são pessoas treinadas que ficam distribuídas na área das praças antecipando o processo de cobrança nas cabines através da venda de cupom. Com isso agilizam a passagem pelo pedágio.



  O atendimento também será reforçado com o aumento do número de efetivo tanto para o serviço 0800 quanto para o Centro de Controle Operacional - CCO. Serão montados plantões de equipes de segurança viária e de conservação. Para o bom funcionamento dos equipamentos das praças de pedágio,  um técnico de Tecnologia da Informação - TI estará disponível em cada uma das 6 praças de pedágio em atividade, com dois coordenadores e um gerente em regime de sobreaviso.


Não haverá cobrança de pedágio na P-1 no km 597,8 (Simões Filho e Candeias)

A concessionária informa que a Praça de Pedágio 1 - P1, situada no quilômetro 597,8 da BR 324, próximo às cidades de Simões Filho-Ba e Candeias não estará pronto para entrar em operação para o São João. A P1 deveria ser entregue neste mês de junho, mas, devido às chuvas que caem no estado, deverá entrar em operação a partir da primeira semana de julho de 2011. Essas obras estão na fase de montagem de estrutura metálica de cobertura, instalação de infraestrutura necessária e automação.

Serviços aos usuários


  Além dos serviços oferecidos, de forma gratuita, de socorro médico e de guincho ao longo das pistas, as praças de pedágios e Bases Operacionais - BSO's estão equipadas com banheiros femininos e masculinos, banheiros para portadores de necessidades especiais e fraldário. A concessionária atende os chamados através dos telefones 0800-600-0324 para a BR 324 e 0800-600-0116 para a BR 116. Para realizar os serviços de atendimento ao longo do trecho, a concessionária conta com 16 viaturas de inspeção de tráfego, 15 guinchos leves, 05 guinchos pesados, 02 ambulâncias de suporte avançado (tipo UTI), 13 ambulâncias de resgate, 04 caminhões-pipa para combate a incêndio na faixa de domínio, 03 caminhões de apreensão de animal, 05 veículos de segurança viária e 01 veículo de supervisão de tráfego.

  COMENTÁRIO BJÁ

  Veja que a Viabahia fala de tudo menos em tapar os buracos, pelo menos.