vide
Kely Magalhães: - Nossa luta não é contra a Bahia e sim em defesa de uma região, de um povo
Foto: BJÁ
A deputada estadual Kely Magalhães (PCdoB), em entrevista ao BJÁ afirmou nesta tarde de terça-feira, 24, na Assembleia Legislativa que seu sonho parece mais próximo de conseguir criar o Estado de São Francisco, na Região Oeste do Estado, com as novas iniciativas que estão acontecendo no Congresso Nacional.
E que, sua luta, como de demais políticos e representações do Oeste, "não significa dividir a Bahia" e sim criar um círculo de decisões do poder mais próximo da realidade da região e avançar no processo de desenvolvimento.
Entende Kely Magalhães que a criação do Estado do São Francisco é bom para a Bahia, até porque, originalmente, essa área do Oeste já pertenceu ao Estado de Pernambuco, tem vida própria, sempre foi relegada a um segundo e terceiro planos nas decisões governamentais, historicamente, e precisa ter seu comando, sua diretriz.
"Estamos a 1.000 km de Salvador e outro dia ouvi do vice-governador Otto Alencar, o quanto é dificil atuar nas área de infra-estrutura (estradas e saneamento) num estado das dimenões da Bahia", frisou.
Para a deputada, que obteve seus votos em 29 municípios do Além São Francisco, é preciso haver um debate sobre a criação do Estado do São Francisco, sem paixões, "sem essa história de dizer pura e simplesmente que a Bahia não se divide" porque o assunto é muito importante.
"Vamos trazer o debate para a Assembleia Legislativa, discutir com serenidade, porque estamos diante de uma luta legítima do povo daquela região, a nossa luta, e temos características econômicas e culturais diferenciadas. Eu trago na minha bagagem como deputada essa aspiração, esse sonho, e não abrirei mão dele", comentou a deputada para o BJÁ.
SOBRE O GOVERNO WAGNER
Aliada da base do governo Wagner na Assembleia Legislativa, a deputada diz que "tenho reconhecimento ao governador Wagner, pelo que já está fazendo e pelo projeto da Ferrovia Oeste/Leste, em fase inicial de construção, e por tudo que está sendo planejado para o Oeste, mas, não posso ficar contra o meu povo", salientou situando que, em certo sentido, teme que haja retaliações sobre sua postura.
Kely comenta, ainda, que Barreiras será a "cidade mãe" do novo Estado do São Francisco e destacou o trabalho que a prefeita Jusmari Oliveira (PR) vem fazendo no município, e a atuação do deputado Oziel Oliveira, o qual reapresentou o projeto da criação do novo estado (em substituição ao do deputado Gonzaga Patriota) na sessão de ontem, na Câmara dos Deputados.