O município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, recebeu neste sábado (21) as visitas dos deputados estadual, Marcelino Galo (PT), e federal, Valmir Assunção (PT-BA) para a inauguração do escritório político regional. Galo iniciou os trabalhos fazendo despachos e atendendo as demandas das lideranças locais, ação que o parlamentar pretende implantar com atendimentos do gabinete no interior da Bahia - o chamado Gabinete Itinerante.
Durante a plenária, o deputado petista falou do Projeto de Lei (PL) de sua autoria em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que sugere a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista e do Conselho Administrativo de Integração da Região. "Conquista é um pólo de indústria e comércio. Esse projeto consolida o desenvolvimento regional na medida em que teremos melhorias no transporte urbano, coleta de lixo, moradia, saúde e segurança", avalia Marcelino Galo.
Para Sidnei Meira, do Projeto Casulo/Fazenda Bela Vista, a criação do escritório político representa a forte ligação dos deputados e o compromisso com a cidade. "Vim agradecer o empenho deles em atender a nossa solicitação. Há 12 anos estamos pedindo a ligação de água para o consumo e irrigação e a criação da barragem, que já está sendo construída. Dentro de 30 dias já teremos água na comunidade".
Galo ressalta que o mandato é apenas uma continuidade dos trabalhos que, em parceria com o prefeito, tem desenvolvido na região. "Conquista é referência graças à forma de se fazer política. Continuaremos tratando de questões essenciais como a Caixa Econômica e a Segurança Pública, tanto na zona urbana quanto na rural, mas não vamos deixar de acompanhar todas as demandas que serão encaminhadas".
Ainda sobre o Projeto de Lei, o deputado estadual petista informou que será feito um debate com todos os municípios. "Vamos debater com toda a população, especialmente com os municípios com menos de 20 mil habitantes, que, fazendo parte da região metropolitana, se beneficiarão das políticas públicas de interesse comum. Não teremos o menor problema em aprová-lo na Alba", afirma.
O encontro reuniu lideranças de Malhada de Pedras, Belo Campo, Tremendal, Livramento de Nossa Senhora, Cândido Sales, Mirante, Bom Jesus da Serra, Vitória da Conquista, Caetanos, Barra do Choça e Lagoa Real. Além de vereadores do partido, do presidente do PT, Rivaldo Gusmão e do prefeito Guilherme Menezes, que fez questão de lembrar que "esse escritório político é um espaço de reflexão sobre cada passo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária que queremos e é um canal que ligará a cidade de Conquista à Assembleia e à Câmara Federal".