vide
Deputados Temóteo Brito e Luizinho Sobral durante encontro em Irecê
Foto: ASCOM
Atendendo a solicitação do deputado estadual Luizinho Sobral (PTN), a Comissão de Agricultura e Produção Rural da Assembléia Legislativa da Bahia definiu tês metas para o soerguimento da Agricultura na região de Irecê.
Na Cidade do feijão, estiveram presentes os deputados Temóteo Brito (PMDB), presidnete da comissão com Neusa Cadore (PT), vice-presidente, os deputados Tom Araújo (DEM), Pedro Carvalho (PMDB), Reinaldo Braga (DEM), líder da Oposção, além de Luizinho Sobral, debatendo os problemas da agricultura na Região de Irecê.
Além do endividamento do setor, os deputados constataram a necessidade de novos financimentos, a necessidade de captação de água do Rio São Francisco, para perenização dos rios Verde e Jacaré e a revitalização da agricultura.
"São diversos os problemas, mas temos que centralizar as ações em três setores", afirmou Luizinho Sobral para um auditório lotado no Colégio modelo Luís Eduardo Magalhães, em Irecê.
Além dos deputados, também estiveram presentes o ex-prefeito de Irecê Beto Lélis e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dos bancos do Brasil e do Nordeste, além de um especialista em crédito agrícola e geólogos da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb).
"Esse é um momento importante para Irecê que vê a sua principal fonte de renda estagnada e que precisa de apoio para se restabelecer. A Comissão não tem poderes de decisão, mas dá um grande passo ao buscar soluções para os problemas e dar encaminhamento a elas junto aos poderes públicos, quer seja prefeituras, Governo do Estado ou União. Nosso papel é ouvir e encontrar alternativas para solucionar o problema", afirmou Luizinho Sobral. Dentre as alternativas uma delas é a questão da água e a sociedade local quer cobrar da União uma contrapartida para o Estado em troca da transposição das águas do São Francisco.
"A sociedade sugere que parte destas águas sejam utilizadas na perenização dos rios locais Verde e Jacaré. Essa é uma das alternativas que vamos buscar, com apoio do Estado, junto o governo federal", concluiu Luizinho Sobral. Antes da audiência pública, os deputados concederam entrevistas a diversas rádios locais tratando da questão e convocando a comunidade local para participar da audiência.